segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

02/Janeiro

02/janeiro - DIA DA ABREUGRAFIA

Abreugrafia é um aparelho que revolucionou o diagnóstico e tratamento da tuberculose, através de um método de diagnóstico coletivo. Seu criador foi Manuel de Abreu, o primeiro no mundo a falar sobre Densitometria Pulmonar.

 O exame é utilizado no rastreamento da tuberculose e doenças ocupacionais pulmonares, e difundiu-se rapidamente pelo mundo graças ao baixo custo operacional e da alta eficiência técnica.

 Graças a Braeuning e Redeker descobriu-se que a tuberculose, em sua fase inicial era assintomática, e que, conseqüentemente os doentes deveriam ser procurados no seio dos grupos aparentemente sadios. Só a Manuel de Abreu ocorreu à idéia, de profundo alcance social, de aplicação da fotografia do ecran ao exame sistemático das coletividades (abreugrafia como hoje é denominada).
O Dr. Ary Miranda, presidente do I Congresso Nacional de Tuberculose realizado em maio de 1939, propôs que fosse utilizado o nome Abreugrafia para designar o método criado por Manuel de Abreu. Anos depois, em 1958, o prefeito de São Paulo Ademar de Barros determinou que as repartições públicas da Prefeitura deveriam obrigatoriamente usar o termo Abreugrafia e instituiu o dia 4 de janeiro, dia do nascimento de Manoel de Abreu, como o Dia da Abreugrafia, imitando o gesto do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

02/janeiro – Dia do Sanitarista

O sanitarista é aquele profissional que trabalha com a medicina e saúde pública, devendo ser capaz de fazer o diagnóstico das condições de saúde local, colocar os problemas dentro de uma ordem de prioridades, propor medidas e estimar os recursos necessários ao equacionamento e solução dos problemas da região, além de administrar atividades correspondentes.

 Ele cuida da saúde da população em todos os níveis de prevenção, isto é, na promoção, proteção e recuperação, portanto a dimensão de sua ação é coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário