sexta-feira, 31 de julho de 2009

08/Agosto


08/Agosto – Dia do Pároco

O Padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.

É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Ele.

08/Agosto – Dia do Pedestre

Caminhar regularmente é muito importante tanto para a saúde de uma pessoa quanto para o meio ambiente. A obesidade e problemas médicos relacionados podem ser efetivamente evitados e/ou curados com caminhadas diárias. O hábito disseminado de pegar o carro para "viajar" até a padaria ou lanchonete, contribui significativamente para a obesidade e as mudanças climáticas, devido ao fato de que as emissões do motor de combustão interna do veículo são extremamente poluentes durante seus primeiros minutos de operação. A ampla disponibilidade de transporte público encoraja a caminhada, já que ele não pode, na maioria dos casos, levar alguém diretamente até o local de destino.

Hoje em dia, as vias freqüentemente possuem um passeio anexo, desenhado especialmente para trânsito de pedestres, denominado "calçada". Existem também passeios não associados a uma via, os quais são usados apenas por pedestres, particularmente ambulantes, andarilhos e excursionistas, e existem vias não associadas a um passeio. Os passeios em área montanhosos e arborizados são chamados trilhas. Em algumas das últimas e nas vias rurais, os pedestres compartilham a pista de rolamento com cavalos e veículos, enquanto em outras eles são proibidos de utilizar a estrada conjuntamente. Também, algumas ruas comerciais servem exclusivamente a pedestres. Algumas vias possuem passagens de pedestres sinalizadas, que devem ser utilizadas preferencialmente na travessia da pista de rolamento. Uma ponte projetada somente para pedestres recebe o nome de passarela.

Enfrentar tumulto de pessoas e veículos, agüentar sol forte batendo direto no rosto, andar ziguezagueando pelos passeios para evitar os buracos e esperar ônibus em pontos sem abrigo são verdadeiras missões para os cidadãos que precisam passar pelo Centro todos os dias.

08/Agosto – Dia dos Bandeirantes

As bandeiras foram um movimento basicamente paulista, iniciado no século XVII. Os retratos costumam mostrar os bandeirantes como senhores nobres, bem vestidos, com ar elegante. Não se engane. Em sua maioria, eles eram mestiços, pobres e quase maltrapilhos. O movimento dos bandeirantes pode ser dividido em três etapas:

1ª etapa: No começo, os bandeirantes capturaram índios para serem escravizados e vendidos aos fazendeiros de cana-de-açúcar. Invadiam tribos e levavam os indígenas, acorrentados, até os locais de leilão.

2ª etapa: Quando o aprisionamento dos índios foi proibido, os bandeirantes mudaram de ramo. Passaram a procurar metais, desbravando o interior do país. O primeiro lugar em que o ouro pintou com força foi em Cuiabá. Entre 1693 e 1705, os paulistas descobriram as principais jazidas de Minas Gerais.

3ª etapa: Os bandeirantes eram contratados para sufocar rebeliões de negros ou de índios. Perseguiam também escravos fugitivos. O Quilombo dos Palmares, por exemplo, foi destruído por um grupo de bandeirantes.

No percurso pelo interior, quando os mantimentos começavam a diminuir, os bandeirantes paravam e montavam um acampamento. Ali faziam plantações para repor as provisões. Esses acampamentos davam origem a pequenos arraiais, que depois se tornavam municípios. Foi assim que os bandeirantes ajudaram a desbravar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário