sexta-feira, 31 de julho de 2009

27/Agosto


27/Agosto – Dia da Limpeza Urbana

Quero começar do começo e dizer que a Zona Urbana demanda do Governo o fornecimento e manutenção de um conjunto de recursos básicos para seu funcionamento a contento de uma vida digna, e que a limpeza urbana, estando intimamente ligada à saúde e bem estar da população urbana, faz parte (ou pelo menos deveria) deste conjunto. Já que a pauta é recente, mais um item a se levar em conta nessas Eleições 2008. É de nosso grandioso direito, saibam e, por favor, não esqueçam.

Agora vamos imaginar um mundo ideal, em que o Poder público cumprisse impecavelmente suas funções, inclusive as que competem à limpeza urbana. Vai resolver? Limpeza urbana possui muitas dimensões, poderia até abordar a poluição visual, Lei da Cidade Limpa eKassab, realidades latentes da minha cidade, mas vou dar outro enfoque, mais problemático e trivial.

Nunca vi pessoas circularem pelas suas casas, levando o cachorro para “dar uma voltinha” na sala de estar, jogando a bituca de cigarro no chão da cozinha, latinha de cerveja no quarto, jogando pela janela do carro o papel de bala no chão da garagem, deixar o lixo displicentemente rasgado no banheiro… por que será que elas fazem isso nas ruas? A cidade é a nossa casa… é a extensão do nosso LAR! Quem suja as ruas não tem direito de reclamar do serviço falho das prefeituras, nem de possíveis sujeirinhas deixadas nas calçadas em frente suas casas.

Essas cenas são bem comuns nas ruas. Pegue uma câmera e circule por aí captando imagens. Em pouco tempo reunirá um material invejável de displicência urbana. Triste: contamina-se a água, disseminam-se doenças, entopem bueiros, causam enchentes e nossa qualidade de vida fica na saudade… a cidade toda é afetada. A sujeira pode estar nas ruas, mas você, cidadão consciente e educado com sua casa limpa e atitude exemplar não estarão isento das conseqüências. Mas uma vez, vamos pensar no todo, porque é assim que a coisa funciona. Hoje, 27 de agosto, é Dia da Limpeza Urbana. Estamos precisando fazer uma limpeza nos hábitos e atitudes. Muita sujeira circulando por aí!

27/Agosto – Dia do Corretor de Imóveis

O exercício da Profissão de Corretor de Imóveis só é permitido ao possuidor do título de TTI - Técnico em Transações Imobiliárias, fornecido pelo estabelecimento de ensino competente. Por se tratar de curso técnico, o interessado deve ter concluído o 2º Grau ou estar cursando, simultaneamente, com o TTI, a 3ª série do 2º Grau.

Após a habilitação profissional, e de posse do diploma, o interessado deverá se dirigir ao Conselho Regional de sua jurisdição, a fim de promover sua inscrição. Portanto, os interessados em exercer a profissão de Corretor de Imóveis que não atendam esses requisitos e, mesmo assim, insistam em exercê-la, estão infringindo a Lei N. º 6.530, de 12 de maio de 1978, que dá nova regulamentação à profissão, disciplina e funcionamento de seus órgãos, quer dizer, podem ser apenados legalmente.

Todo Corretor de Imóveis tem de se inscrever no CRECI/SC e estar em dia com suas obrigações junto a esse órgão. Ele pode se identificar, facilmente, através da Cédula de Identidade expedida pelo CRECI (de cor verde), ou da Carteira Profissional, também expedida pelo CRECI (de cor vermelha).

As atribuições do Corretor de Imóveis podem ser exercidas, também, por Pessoa Jurídica, desde que esteja inscrita no CRECI. Na dúvida, não assine documento algum sem antes se informar no CRECI sobre a situação do profissional que está lhe oferecendo um serviço de corretagem. Somente ao Corretor de Imóveis compete exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Indivíduos que se passam por corretores de imóveis são "Contraventores Penais", estão sujeitos a punições estabelecidas em Lei por exercer ilegalmente a profissão de Corretor. Essas pessoas, geralmente, dão prejuízos à sociedade, portanto, não alimente a atitude ilícita do contraventor. Peça a carteira de identificação expedida pelo CRECI/SC e, se o indivíduo não a possuir, denuncie-o ao CRECI.

É comum vermos anúncios nos jornais oferecendo "avaliações grátis", quando, na verdade, trata-se de estimativas de preço, baseados nas opiniões sobre comercialização imobiliária. Isso porque, o laudo de avaliação é de exclusiva competência, de Engenheiros, definidas por normas técnicas e estudos matemático-estatísticos, cujo objetivo é a determinação do valor do imóvel.

O Corretor de Imóveis é o profissional envolvido, diretamente, na negociação da compra/venda do imóvel, enquanto que o Engenheiro de Avaliações é um analista do mercado, cuja função é dar um parecer sobre o valor de um determinado imóvel. Essas formalidades são cumpridas por questões éticas, pois o profissional que faz a intermediação de uma transação imobiliária não deve ser o mesmo que avalia o imóvel.

A regulamentação dessa profissão ocorreu em 27 de agosto de 1962, por esse motivo, o Dia Nacional do Corretor de Imóveis é comemorado nesse dia.

27/Agosto – Dia do Peão de Boiadeiro

Inspirado no trabalho de manejo do gado em fazendas, o rodeio esportivo surgiu como evento há mais de 50 anos no Brasil. Inicialmente concebido como um desafio entre peões, o passatempo nos momentos de folga transformou-se em festas do peão caindo logo no gosto popular porque retratavam o dia-a-dia das fazendas. As primeiras festas do peão aconteceram em Paulo de Faria e Barretos (1956). Nos anos 60 e 70 veio a consagração destes eventos típicos, com montarias em cavalo, no estilo cutiano, totalmente rústico, praticado até hoje somente no Brasil.

Nos anos 80, o tropeiro Tião Procópio, na época cowboy, filho do fundador da festa do peão de Paulo de Faria, trouxe dos EUA, a modalidade em touros. Na mesma época, o oeste paulista começava a formar o reduto quartista, com a importação de cavalos da raça quarto de milha pelo haras King Ranch, instalado em Presidente Prudente, São Paulo.

Na esteira da formação do plantel nacional, os criadores também trouxeram a cultura western e das provas cronometradas, como laço em dupla, laço de bezerro, bulldogging, três tambores, rédeas, apartação e western pleasure, todas já muito difundidas no hemisfério norte. Realizar uma competição com montarias e rodeio cronometrado, passou a ser o modelo dos anos 90, num conceito conhecido como rodeio completo.

Dentro do processo de profissionalização da atividade. Os cowboys viraram competidores e os animais atletas. O rodeio ganhava conceito de esporte, mas sem estrutura padronizada. Pôr isso, os quatro maiores eventos de rodeio - Jaguariúna Rodeo Festival, Rodeo de Campeões (Presidente Prudente), Cowboy do Asfalto (Goiânia) e Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos - fundaram em 1996, a Federação Nacional de Rodeio Completo.

Fonte: Os Simprão

27/Agosto – Dia do Psicólogo

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64.

A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, a psicologia estuda a alma humana. Durante toda sua história, o homem buscou respostas para questões existenciais. A filosofia sempre se ocupou desta procura por respostas. Mas estas questões, por mais humanas que fossem, diziam respeito ao conjunto da sociedade, à humanidade como um todo.

Por outro lado, a psicologia buscava não uma definição do homem enquanto ser coletivo, mas sim do homem indivíduo, de suas angústias, suas inquietações.

Apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos, foi apenas no século XVI que apareceu pela primeira vez o termo psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publica A psicologia do pensamento humano.
Ainda assim, um conceito de psicologia, tal como conhecemos hoje, só veio surgir no século XIX, através das formulações de Wilhelm Wundt que, em 1879, criou o primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig, na Alemanha. Suas idéias, porém estavam ainda muito atreladas a conceitos fisiológicos e não avançaram muito.

Diversas escolas da psicologia foram se desenvolvendo: behaviorismo, psicanálise, Gestalt, desenvolvimentista, humanismo. Cada uma dessas escolas tem uma perspectiva diferente de estudo da psicologia: para os behavioristas é o comportamento, para os psicanalistas é a alma através do inconsciente, para os Gestaltistas, é o homem por meio de sua percepção; e, para os desenvolvimentistas, a relação desenvolvimento / aprendizagem.

Cada escola aborda o “eu” conforme sua ótica, mas todas se empenham em tratar os conflitos, as angústias e o equilíbrio emocional do indivíduo. A todos os profissionais que se dedicam ao bem estar psíquico das pessoas, sejam eles seguidores de Freud, Jung ou outros pensadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário