sexta-feira, 31 de julho de 2009

19/Agosto


19/Agosto – Dia do Artista de Teatro

Um corpinho bem torneado, um rostinho bonito e o esboço de algumas emoções - alegria, tristeza e raiva - têm sido os principais requisitos para que os "atores de ocasião" - aqueles que se mantêm na ativa por um ou dois verões - conquistem seu "espaço" no meio artístico.

Esse modelo fast food de "atores" é mais evidente no cinema e na televisão, é verdade. No teatro o assunto é outro. É preciso mais que belos atributos físicos. É preciso saber muito do ofício de representar. É preciso estudar... muito.

A formação profissional do ator, no Brasil, é realizada por poucas escolas de nível superior e técnico, geralmente com duração de 3 anos, onde são ministradas as principais matérias relacionadas às artes cênicas. Paralelamente a essas escolas, o ofício do ator pode ser obtido através dos diversos cursos livres de teatro, onde a preocupação maior é com o ensino das técnicas de interpretação, expressão vocal e corporal.

As escolas profissionalizantes, no que concerne às técnicas interpretativas, adotam basicamente o Método de Composição de Personagem e Criação de um Papel de Constantin Stanislavski, que trabalha fundamentalmente com a emoção do ator.

O estudo das artes cênicas, através da criação de escolas especializadas, tem evoluído gradativamente nesses últimos anos - apesar de ainda ser reduzido o número desses estabelecimentos e grande parte deles ser de qualidade duvidosa - sendo que poucas dessas escolas ousaram evoluir ou buscar, através de estudos e pesquisas, alternativas para a arte do ator.

Data não conhecida por muitos, mas importante, pois a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte. E o artista de teatro é somente o autor? Claro que não, artista de teatro é aquele que cria que dirige que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer.

Mas a magia teatral não deve ser valorizada somente hoje, mas todos os dias de nossa vida, pois através delas podemos viver em outros mundos, conhecer melhor o ser humano, nos divertir, sonhar, brincar e uma infinidade de coisas que no nosso cotidiano não podemos fazer!

Hoje é dia de dar parabéns a você que fomenta o teatro, mas principalmente àqueles que fazem o teatro mais vivo a cada dia!

19/Agosto – Dia Internacional da Fotografia

Um longo caminho foi percorrido desde os primeiros registros do cotidiano do homem da pré-história, em suas cavernas, até os dias de hoje, onde a tecnologia é nossa aliada. Atualmente, as câmeras fotográficas são digitais e as imagens podem ser enviadas, em segundos, para qualquer lugar, dentro e até fora do planeta.

No século XI, o homem do deserto observou que, através de um pequeno furo em uma tenda, o sol projetava imagens invertidas dos objetos. Assim surgiu o que hoje conhecemos como "câmera escura", isso aconteceu em Constantinopla, no Oriente. Nos séculos seguintes, a câmera escura se torna comum entre os sábios europeus, para a observação de eclipses solares, sem prejudicar os olhos.

No século XIV, já se aconselhava o uso da câmera escura como auxílio ao desenho e à pintura. Leonardo da Vinci (1452-1519) fez uma descrição da câmera escura em seu livro de notas sobre os espelhos, mas só foi publicado em 1797. Em1685, Johan Zahn descreve a utilização de um espelho, para redirecionar a imagem ao plano horizontal, facilitando assim o desenho nas câmeras portáteis.

Em meados do século XIX, cientistas franceses e ingleses descobriram que determinadas substâncias mudavam de cor ao serem expostas à luz e que, após um tratamento químico, estas substâncias poderiam ser utilizadas para formar imagens duradouras.

Assim surgiu a fotografia, combinando as câmeras escuras com o processo químico de fixação de imagens. Essa pequena caixa de madeira, criada por Louis Mande Daguerre em 1839, na França, foi apresentada oficialmente na Academia de Ciências de Paris em 18 de Agosto de 1839.

Entretanto, do outro lado do Atlântico, foi descoberta a fotografia no Brasil, no interior do Estado de São Paulo, em 15 de Agosto de 1832, fato que destacou nosso país das grandes capitais européias. A inexistência de recursos para impressão gráfica naquela época levou Hércules Romuald Florence, desenhista francês radicado no país, a pesquisar fórmulas alternativas.

Na década de 30, Florence deu sentido prático à sua descoberta que ele próprio denominou de "Photographie", cinco anos antes do inglês John Herschel, a quem a história atribuiu o mérito de ter criado essa palavra. Em 1833, Florence aprimorou a invenção passando a fotografar com chapa de vidro e papel pré-sensibilizado para contato.

Foi o primeiro a usar a técnica "Negativo/Positivo", empregado até hoje. Mas o seu pioneirismo não pode ser
considerado por falta de registro oficial da época. Assim, Após alguns meses daquela tarde de 18 de Agosto de 1839, a fotografia chegou ao Rio de Janeiro em 16 de Janeiro de 1840, com Abade Louis Compte.

Registrando, alguns dias depois, em 21 de Janeiro, as primeiras imagens do Rio de Janeiro a pedido e durante uma demonstração para o Imperador D Pedro II. Este por sua vez, se interessou, tanto pela fotografia, que se tornou o primeiro fotógrafo brasileiro, com menos de 15 anos de idade. Depois, além de praticante, colecionador e mecenas da nova arte. No início do século XX, George Eastman lançou a câmera tipo caixão, a qual denominou "Kodak Brownie". Esta câmera possibilitava que pessoas comuns fotografassem, pois utilizava rolos de filmes.

Inicialmente, monocromáticos, porém, na década de 30, foram desenvolvidos os filmes coloridos. Hoje, no início do século XXI, temos as câmeras digitais, que desde a tomada da fotografia até a sua entrega, em qualquer parte do mundo, levam apenas alguns segundos. E também surgiram os primeiros minilabs digitais, que são equipamentos automáticos de revelação/impressão de fotos. Tudo isso disponível à população.

A fotografia é uma forma de comunicação não verbal e pode conter múltiplas significações, dependendo de quem interpreta. É arte e técnica unidas, informação de impacto e importante complemento da mídia. Você pode consultar também o dia 08 de janeiro, quando se comemora do Dia da Fotografia e do Fotógrafo. O homem conseguiu realizar um sonho desejado há milênios: o seu registro com a mesma dinâmica da reprodução do real.

19/Agosto – Dia Nacional do Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista deverá ser celebrado anualmente em 19 de agosto, segundo projeto de lei da Câmara dos Deputados, que recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

A data escolhida destina-se a prestar uma homenagem ao ciclista e biólogo PEDRO DAVISON, que morreu em 19 de agosto de 2006, após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos.

O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado.

“O dia nacional será importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito”, disse a mãe de PEDRO, ELIZABETH DAVISON, que acompanhou a votação do projeto juntamente com seu marido PÉRSIO e um grupo de defensores dos direitos dos ciclistas.

O relator observou que o trânsito já mata cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil - ou duas mil a menos, apenas, que na Guerra do Iraque.

GERSON CAMATA lembrou ainda que circulam no país aproximadamente 60 milhões de bicicletas.

Ele elogiou a construção de uma grande rede de ciclovias em Vitória (ES), onde 27% dos trabalhadores usam a bicicleta para ir trabalhar, segundo pesquisa de origem e destino promovida pelo governo estadual e pela prefeitura.

Em sua opinião, o Brasil já contaria com "cidades mais humanas se o transporte alternativo tivesse lido levado a sério há mais tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário