terça-feira, 30 de junho de 2009

01/JULHO

01/julho – Dia da Vacina BCG

A vacina é uma substância usada para criar imunidade, a uma pessoa ou animal, contra infecções.

O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo.

Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já sabe como se defender.

A vacina BCG é a responsável pela defesa contra a tuberculose e no dia 1º de julho comemora-se a sua criação.

Foi inventada em 1921, pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com Albert Léon Chaves, também nascido nesse país.

Arlindo de Assis foi o responsável pelas primeiras aplicações da vacina BCG no Brasil, no ano de 1927, num trabalho desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira, esses, em 1934, criaram a primeira campanha brasileira contra a tuberculose.

No Brasil, a primeira dose da vacina é aplicada no primeiro mês, logo após o nascimento do bebê, sendo necessário o reforço entre os seis e dez anos de idade.

A tuberculose antigamente era conhecida como “peste bubônica”. Seu contágio se dá através das vias aéreas, respiratórias, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Pessoas bem próximas a doentes devem ficar protegidas com máscaras, evitando contrair a doença.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço.

Casos mais graves fazem a pessoa expelir sangue através da tosse.

Para diagnosticar a doença pode-se fazer a baciloscopia, o teste de mantoux e uma radiografia pulmonar.

01/julho – Dia Nacional do Sesi

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma instituição privada brasileira, sem fins lucrativos e de atuação em âmbito nacional. Foi criado em 1 de julho de 1946 com a finalidade de promover o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador que atua nas indústrias, de sua família e da comunidade na qual estão inseridos, em geral.

As contribuições para o SESI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foram previstas nos decretos-lei 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 4.936, de 7 de novembro de 1942, 6.246, de 5 de fevereiro de 1944 e 9.403, de 25 de junho de1946. Segundo estes diplomas legais, as referidas contribuições são devidas pelos estabelecimentos industriais, enquadrados como tais pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em vista do que são obrigados ao pagamento de uma contribuição mensal para o financiamento da assistência social aos industriários e seus dependentes e para a montagem e custeio das escolas de aprendizagem.

O SESI está presente em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal por intermédio de Departamentos Regionais, cada qual com jurisdição na respectiva base territorial e com autonomia técnica, financeira e administrativa. Sua função é a prestação de serviços sociais de saúde, educação, lazer, cultura, alimentação e de promoção da cidadania, visando à melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e sua família. Além de disponibilizar seus serviços nos Centros de Atividades e nas Unidades Operacionais e Móveis, o Departamento Regional desenvolve ações dentro da empresa industrial, em sintonia com as necessidades e expectativas do empresariado. Diversos projetos beneficiam também a comunidade, mediante parcerias e convênios firmados com instituições governamentais e privados, nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário