terça-feira, 30 de junho de 2009

25/JULHO

25/julho – Dia do Colono

Colono era o trabalhador rural estrangeiro que veio para o Brasil logo após o fim da escravidão, no fim do século XIX, início do século XX, para substituir os escravos nas lavouras, em especial as de café. Eles trabalhavam em regime de colonato, ou seja, moravam em casas dentro da fazenda, trabalhavam nas lavouras e recebiam em troca uma parte da colheita ou então podiam cultivar para seu próprio sustento em certas partes de terra.

Eram trabalhadores livres e chegavam ao Brasil com o sonho de, com seu trabalho, comprar terras no país. Sonho este impensável na Europa de então. Mas as condições de contrato eram regulamentadas por lei e sempre beneficiavam mais os fazendeiros, que os trabalhadores. Assim, os colonos jamais liquidavam suas dívidas e continuavam dependendo do fazendeiro.
Mesmo assim muitos colonos conquistaram sua independência e até se tornaram grandes fazendeiros no país.

Hoje, no Sul do país, onde a imigração foi mais forte, a palavra ainda é usada para os trabalhadores rurais que tiram da terra seu sustento e para os descendentes dos antigos colonos. Existem as feiras dos colonos, onde eles vendem de frutas e verduras a doces e artesanato.

Fonte: Soleis

25/julho - Dia do Escritor


No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor. Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências.

Um escritor pode nos fazer chorar, rir, ter medo. Um escritor pode nos fazer repensar, mudar de idéia. Um escritor nos leva a viver ou partilhar emoções e experiências, conhecendo lugares e costumes, sem que precisemos sair de casa ou do conforto da cabeceira.

Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente triste quando a história termina.

No Rio Grande do Sul, há uma riqueza de escritores, romancistas e historiadores, como Érico Veríssimo, Luiz Antônio de Assis Brasil, Lya Luft, Moacyr Scliar... E Mário Quintana, Luiz Coronel e tantos outros romancistas, cronistas, poetas, entre anônimos e conhecidos, todos de muitas palavras, com muita sensibilidade na hora de descrevê-las.

25/julho – Dia do Motorista

O Dia do Motorista é festejado no dia de seu padroeiro, São Cristóvão, em 25 de julho, quando uma série de eventos de educação para motoristas e pedestres ocorre em todo o país. Aliás, essa festividade perdura por uma semana, período em que o santo é honrado pelos devotos, que agradecem e buscam sua especial proteção para enfrentar mais um ano o trânsito cada vez mais caótico e violento.

Tudo é organizado pelas dioceses, escolas, e o governo, municipal, estadual e federal, visando conscientizar a sociedade da necessidade de restaurar a paz no transito, em todo o país. Assim, faixas são empunhadas pelas crianças, cobrando respeito às faixas de pedestres, o uso de cinto de segurança e aos limites de velocidades das vias.

Elas ainda são estimuladas a aprender as leis do trânsito, participando de jogos e outras atividades , especialmente programadas pelos Detrans para essa semana especial que começa nesse dia. Muito esperada é a simulação preparada junto com os soldados do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, para socorrer uma pessoa que acaba de bater o automóvel e tem suspeita de trauma na coluna.

Geralmente, esse exercício, é feito em parques ou no estacionamento dos Shoppings e Supermercados, aproveitando o grande fluxo de pessoas de modo a vivenciar essa situação extremada quase na sua realidade, um alerta eficiente para o problema.

No Brasil, a imprudência ainda é uma das principais causas de morte, superando o índice de homicídios no país. De fato, é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade para que se consiga reduzir o número de mortes no trânsito. E esse dia é de reflexão para todos os motoristas pela sua conduta no trânsito. Também, é dia para agradecer e pedir proteção por mais um ano, ao seu padroeiro São Cristóvão.

Cristóvão era um homem de estatura grande, muito forte, porém, muito ingênuo e bom, cujo único desejo era servir ao mais poderoso dos reis. Serviu a vários, inclusive o rei das trevas, que vencera seu antigo senhor. Foi quando percebeu que ele temia ao Senhor da Cruz, chamado Jesus Cristo, o Rei dos Reis. Converteu-se à fé e serviu-O através da caridade, usando sua força física, para transportar nas costas os viajantes que precisavam atravessar um perigoso rio.

Segundo a tradição transportou, também Jesus Cristo, que lhe apareceu sob a forma de uma criança. Por isso, tornou-se conhecido como Cristóvão, que significa "Porta-Cristo" ou "aquele que transportou Cristo”, tendo convertido muitos pagãos. Morreu decapitado no século III. O culto a São Cristóvão venceu o tempo, sendo venerado como o protetor dos viajantes, e chegou ao século XXI também pela força da devoção dos fiéis, como o padroeiro dos motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário