terça-feira, 30 de junho de 2009

26/JULHO

26/julho - Dia dos Avôs


O dia 26 de julho é dedicado aos vovôs e vovós, em homenagem a Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus. Em alguns estudos, consta que Sant’Ana era descendente do Rei Davi, do qual deveria nascer o Redentor. Em outros relatos, é dito que São Joaquim pertencia a família real de Davi. Como não há comprovação, fica uma certeza: Jesus era descendente direto do Rei Davi.

Segundo a história, o casal judeu Ana e Joaquim era muito cobrado por não ter filhos, o que na época significava uma maldição. Se uma mulher era estéril, seu marido tinha o direito de ter filhos com outras mulheres. Joaquim, homem puro e fiel, foi censurado pelo sacerdote Ruben, por não ter filhos, o que também lhe tirava o direito de trazer oferendas ao templo. Triste, Joaquim se retirou para o deserto com a firme vontade de fazer sacrifícios e orar. Ana amargava sua sina de mulher estéril e o afastamento de Joaquim.

No deserto, após muita penitência e orações, um anjo aparece a Joaquim, dizendo-lhe que Deus ouvira suas preces e que ele deveria voltar para casa. E assim ele retornou para Ana que, apesar da idade e esterilidade, em pouco tempo engravidou. Em um sábado do ano 20 aC., nasceu Miriam, que em hebraico, significa Senhora da Luz e, em latim, Maria. Aos três anos de idade, a menina foi entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém, saindo de lá para ficar noiva de José. E do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim.

Por decreto do Papa Gregório VIII, foi fixada uma data para canonização de Ana e Joaquim, considerados santos, não só pela vida casta que levaram, mas principalmente por serem avós do Messias. A santificação aconteceu em 26 de julho de 1584 e, por este motivo, este dia passou a ser também dedicado a todos os avôs da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário