terça-feira, 30 de junho de 2009

28/JULHO

28/julho – Dia do Agricultor

Estima-se que o mundo terá 8,5 bilhões de pessoas no ano 2020. Com isso, a demanda por alimento deverá aumentar e, devido a isso, haverá um aumento de produção agrícola, em terras já exploradas, sem, contudo, desgastar os solos. Esse será o grande desafio da agricultura mundial.

Outro problema decorrente desse aumento populacional é a maior utilização dos recursos hídricos, o que, para a agricultura, será um dilema de difícil solução. Ou seja, a produção deverá aumentar, sem que haja um gasto exagerado da água. Assim, concluímos que papel do agricultor será muito importante, porque dele também depende um desfecho favorável desse quadro caótico.

Acima de tudo, será necessária a conscientização de toda a população mundial, motivando a participação da sociedade para a questão da água, investindo na educação ambiental, mas, especialmente elaborando projetos viáveis e soluções concretas. Isso porque a agricultura consume cerca de 85% de todos os recursos hídricos.

O agricultor pode piorar a situação, caso não atue corretamente, porque o meio ambiente pode ser alterado substancialmente, com diminuição da vegetação natural, o uso indevido do fogo, o preparo inadequado do solo, a adubação química e orgânica desenfreada etc. O agricultor sabe que deve obedecer as leis que protegem o meio ambiente, e ao mesmo tempo, ter o bom senso de realizar seu trabalho honestamente, visando um futuro mais saudável para a humanidade.

Alguns agricultores são, muitas vezes, criticados injustamente por leigos que nada entendem da preservação do ambiente, mas pouco se ouve falar dos efeitos da urbanização sobre a agricultura, como, por exemplo, a poluição do ar que provoca chuvas ácidas e, por sua vez, acentua o desequilíbrio das populações de insetos e predadores da vegetação.

Podemos citar também o problema dos esgotos domésticos que poluem a água que irriga as plantações. Enfim, todos nós estamos envolvidos nessa teia, assim a responsabilidade é geral. Infelizmente, os pequenos agricultores não recebem orientação adequada de como manipular os agrotóxicos, ocasionando um grande risco para os consumidores dos seus produtos.

Pouco a pouco, o Brasil se torna consciente de que é possível reduzir a dívida social com os milhões de agricultores que vivem no campo na mais absoluto miséria, valorizando mais essa atividade, dando subsídios e informações práticas, para que possam produzir em maior escala e desfrutarem de uma vida mais digna. Com a consolidação e modernização da agricultura familiar não haverá mais o êxodo rural.

É um paradoxo que o nosso país tenha um extraordinário potencial no campo, abundância de recursos naturais, e ao mesmo tempo não faça bom proveito dessas bênçãos. Faz-se necessário o aproveitamento adequado desse potencial, consolidando a modernização da agricultura familiar existente e a sua ampliação através da reforma agrária.

Embora o caminho para sua legalização parece continuar longo, sem dúvida, seria uma das soluções para os dilemas vividos pelo agricultor brasileiro. Há muito ainda o que se fazer pelos agricultores e temos que reforçar essa luta, participando de debates, acompanhando notícias e exigindo apoio governamental para esses que são o sustento do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário