quinta-feira, 4 de junho de 2009

21/JUNHO

21/Junho – Dia da Mídia

Mídia, no Brasil, designa quase tudo o que diz respeito à comunicação.

Por isso mesmo, é algo de extrema importância para a sociedade atual, cada vez mais atrelada à mídia para se comunicar. O mundo passa pela tela da televisão, pelas ondas do rádio, pela rede mundial ou pelo papel-jornal. O que não existe neles, não existe para a maior parte da sociedade.

A palavra vem do latim "medius", que quer dizer "meio" ou "instrumento mediador". Em inglês, a palavra foi usada pela primeira vez em 1923 para designar os "mass media", ou "meios de comunicação de massa".

No inglês, media (meios) é o plural de medium (meio). Mas, no Brasil, a expressão mídia - com pronúncia herdada do inglês e não do latim - é usada indistintamente no singular e no plural.

Significados da mídia

Conjunto dos meios de comunicação ou um meio de comunicação em particular, o departamento das agências de propaganda encarregado de avaliar os veículos de comunicação, datas, horários (no caso de rádio e TV), páginas (no caso de publicações impressas), espaços virtuais ou locais (publicidade de trânsito, outdoors etc.) mais indicados para a transmissão de mensagens publicitárias.

Fonte: UFGNet

21/Junho – Dia do Intelectual

Um intelectual é uma pessoa que usa o seu "intelecto" para estudar, refletir ou especular acerca de idéias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e coletiva.

A definição do intelectual é realizada, principalmente, por outros intelectuais e acadêmicos. Estes definem o termo segundo seus próprios posicionamentos intelectuais, fato este que complexifica a definição. Autores como Bobbio, Lévy e Demo, concordam com um aspecto em comum: o intelectual é definido pelo meio social no qual vive e/ou no qual estabelece sua trajetória social.

21/Junho – Dia Universal Olímpico

Há mais de três mil anos, os gregos inventaram os jogos olímpicos. Conta a lenda que, certo dia, Hércules, filho de Zeus, o deus supremo, matou um homem. 

Arrependido, ele criou as Olimpíadas para pedir perdão ao pai e aos deuses do Olimpo. 
As Olimpíadas eram realizadas de quatro em quatro anos. 
Os gregos exibiam suas habilidades nos jogos e agradeciam a Zeus e aos deuses do Olimpo, em quatro grandes festas. O primeiro registro dessas festas data de 776 a.C. 

O resgate dos jogos olímpicos foi idéia de um educador francês, o barão Pierre de Coubertin (1863-1937). Provavelmente, é dele a famosa frase "O importante não é vencer, é competir", com a intenção de contribuir para a confraternização entre os povos. Em 1894, Coubertin criou, juntamente com representantes de 15 países, o Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1896, foi realizada a primeira Olimpíada da era moderna, em Atenas. 

Coubertin e o COI criaram para as olimpíadas várias regras e símbolos usados até hoje. A bandeira olímpica tem cinco anéis que representam os continentes, entrelaçados sobre um fundo branco; é o símbolo da integração dos povos e traz o lema olímpico: 
"Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte). 
Para reviver o espírito dos jogos gregos, criou-se a tradição da tocha olímpica. 
Foi também idéia de Coubertin a cerimônia de premiação depois de cada prova, em que os atletas ganham medalhas de ouro, prata e bronze. 

A tradição de escolher um mascote para representar os jogos olímpicos começou nas Olimpíadas de Munique, em 1972, com a criação de Wald, um cão bassê. Nas Olimpíadas de Montreal, em 1976, o mascote foi Amik, um castor. O mais simpático foi o ursinho Misha, símbolo das Olimpíadas de Moscou, em 1980. Nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, a mascote foi Sam, uma águia pintada com as cores dos Estados Unidos. Para as Olimpíadas de Seul, em 1988, foi escolhido o tigre macho Hodori e a tigre fêmea Hosumi, representantes da espécie típica da fauna local, ameaçada de extinção. Nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, foi a vez do cachorro Cobi, de raça desconhecida. A mascote das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, não agradou muito, porque era um bicho imaginário muito estranho chamado Izzy, criado por um artista plástico. Nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, os mascotes oficiais foram: Olly (um pássaro), Syd (um ornitorrinco) e Millie (uma equidna). Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, os bonecos Phèvos e Athenà simbolizaram a igualdade e a fraternidade que devem existir no mundo.

21/Junho – Início do Inverno

As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol. 
Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição. 

Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação. 
Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho. Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano. 

Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão. 

O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro. A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores. 

No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova. 

O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário