segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

05/Fevereiro

05/fevereiro – Dia do Datiloscopista

Datiloscopia é o processo de identificação humana por meio das impressões digitais. A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia, que abrange ainda: a quiroscopia (identificação das impressões palmares); a podoscopia (identificação das impressões plantares); a poroscopia (identificação dos poros); e a critascopia (identificação das cristas papilares).

O introdutor da Dactiloscopia no Brasil foi José Félix Alves Pacheco, nascido no dia 02 de agosto de 1879, em Teresina.

"Foi por iniciativa de Félix Pacheco, que o Presidente da República, Dr. Rodrigues Alves, que em 05 de fevereiro de 1903, através do Decreto 4.764, introduziu a Datiloscopia como método mais simples e mais perfeito para identificar criminosos, cadáveres, pessoas desconhecidas e também pessoas honestas, reunindo os dados de qualificação, dados morfológicos - exame descritivo, sinais particulares." (QUEM...)

A pessoa que na área policial, examina as impressões digitais, é o datiloscopista. Esse perito também é chamado de papiloscopista ou técnico de identificação.

 

05/fevereiro – Dia do Papiloscopista

O papiloscopista é o profissional que trabalha com a identificação humana por meio da pele, utilizando impressões digitais, das palmas da mão e dos pés. É um profissional imprescindível para a segurança pública e para a sociedade, póis entre suas inúmeras atribuições, ele é peça importante no trabalho da perícia criminal. “A papiloscopia é uma ciência que se reveste de autoridade e respeitabilidade porque é fruto da concepção de especialistas que trilham os caminhos do conhecimento científico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário