23/fevereiro – Dia da Sedução
Sedução é a capacidade de seduzir, de encantar o outro com fins de atingir determinados objetivos.
A sedução pode estar no terreno interpessoal ou no terreno dos objetos. Assim como as pessoas procuram do seu dia-a-dia seduzir seus interlocutores em busca de melhor vivência e de melhor qualidade de vida, assim também, por exemplo, a propaganda utiliza-se muito desta arma para induzir ao consumo. Encantar o cliente no terreno da propaganda é seduzir o cliente!
Sedução é um estudo moderno hoje em dia. Através de anos de pesquisa e testes se desenvolvem vários métodos para homens e mulheres, para vender e relações inter pessoais.
23/fevereiro – Dia Mundial do Rotariano
O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário.
Como o Rotary abriga mais de um milhão de indivíduos em quase duzentos países e regiões administrativas, não é possível dar-lhe uma definição exata que represente a visão de todos os clubes e de todos os rotarianos. Este artigo procura descrever a prática média do rotarianismo no Brasil, onde está a maior parte dos rotarianos lusófonos. Artigos em outros idiomas poderão apresentar visões diferentes.
primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos, Sylvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr, com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros businessmen em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. O nome Rotary, que em inglês significa "em rodízio", surgiu do fato de que, no início, as reuniões semanais eram realizadas no local de trabalho de um associado diferente a cada semana.
Hoje há cerca de 31.000 clubes rotários em todo o mundo. Destes, cerca de 2200 estão no Brasil e 200 em Portugal. O número de associados dos clubes varia muito. Nas capitais alguns têm mais de 200 membros, enquanto que alguns clubes de cidades pequenas jamais conseguem chegar a 20. (A média brasileira é de aproximadamente 22 membros por clube.)
Todos os clubes são necessariamente filiados ao Rotary International (RI), uma associação federativa com poder normatizador. Note que a associação ao RI é do clube e não de seus associados. Não há hierarquia entre os clubes, todos tendo os mesmos direitos e obrigações. Geralmente, um clube é formado a partir dos esforços de outro, que se torna seu "clube padrinho", pois "apresenta" este novo clube para inclusão no RI.
Como em uma grande família, todos os clubes são semelhantes e todos são únicos. Em geral, as reuniões acontecem no jantar ou no almoço, mas há clubes que se reúnem no café-da-manhã. Há um ritual padrão para as reuniões, mas cada clube o realiza de forma um pouco diferente. Há clubes onde predomina a convivência social e o companheirismo e outros onde a atividade principal é a realização de projetos de promoção social. Como a admissão é feita por convite, os clubes costumar adquirir uma personalidade que reflete as afinidades de seus membros.
O rotariano médio brasileiro tende a ser homem, acima de 35 anos, casado, pai, profissional liberal, comerciante ou professor e, embora discussões ou discriminações religiosas ou políticas não sejam permitidas nos clubes, católico e de centro. No seu convívio no clube, sua família tem papel importante e é comum que os filhos participem dos clubes para jovens (Rotaract, Interact e Rotakids) e, mais cedo ou mais tarde, sejam admitidos no clube de seus pais ou em outro.
Mas como a força do Rotary é justamente a diversidade, encontramos muitos clubes e muitos rotarianos fora da média acima descrita. Cerca de 12% dos sócios de Rotary Clubs são mulheres e vários clubes tem média de idade abaixo dos 35 anos. Nem todos os rotarianos e rotarianas são casados e várias profissões estão representadas em seus quadros. Além disso, as igrejas protestantes contribuem com muitas famílias rotárias. Acima de tudo, o rotariano é uma pessoa que compreende a necessidade de partilhar seus recursos para a realização de boas ações. Por tal motivo, em inglês, dois rotarianos tratam-se por fellow, palavra que descende do norueguês arcaico felaga, a qual significapessoas que colocam seus recursos em uma empreitada comum, enquanto que no Brasil usa-se o termo "companheiro".
23/fevereiro - Dia do Surdo e Mudo
Surdo-mudo é provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao Surdo, e ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
Por esta razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.
Portanto, o termo surdo-mudo tem sido encarado pela cultura surda, como um erro social dado ao fato de que o surdo viveria num "silêncio" rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário