06/janeiro - DIA DA GRATIDÃO
A gratidão é um sentimento que traz junto dele uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de lisonjas ou bajulação: com servilismo.
Há um quê de nobreza, de olho no olho, de igualdade e reconhecimento da alma, do espírito e do pensamento daquele a quem devemos ou de quem somos alvos de gratidão.
A gratidão é horizontal, lado a lado. Nunca foi, não é, nem será alguma coisa de baixo para cima ou de cima para baixo.
Não há hierarquias na gratidão. Não há diferenças. Aliás, como prima-irmã do amor, seu oposto não é, como muitos pensam, o ódio, mas sim a indiferença. Quem não ama (seja que tipo de amor for: de pai, de mãe, de irmão, irmã, namorado, namorada, marido ou esposa) não é grato.
Quem não ama não é aquele que odeia.
Quem não ama é o que ignora o ingrato, o indiferente.
Pense nisso, pense na gratidão. Pense, inclusive, como um sinal de maturidade, de harmonia.
Pense. E pratique. Pratique a gratidão.
Não faz mal, não tem contra-indicação. Basta amar. Feliz Dia da Gratidão!
06/janeiro – Dia de Reis
A Folia de Reis é uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro. Acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas “companhias” vão de casa em casa, porta em porta cantar os seus versos. Hoje em dia acontece principalmente nas pequenas cidades, do interior desse Brasil.
Segundo a tradição cristã os Reis Magos eram Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, e os presentes simbolizam, respectivamente, a realeza, a divindade e a paixão de Cristo.
Não se sabe sua origem, mas reza a lenda que um dos Reis era negro africano, o outro branco europeu e o terceiro moreno (assírio ou persa), representando a humanidade conhecida da época.
Em muitos países, a troca de presentes é feita neste dia, e não no Natal.
No Brasil, o rico folclore mantém viva a tradição. Por todo o litoral e o interior brasileiro, com todas as suas variantes regionais, se comemora o dia 6 de janeiro em festas como o Terno de Reis, Folia de Reis ou Santos Reis.
06/janeiro – Dia Mundial do Astrólogo
O dia 06 de janeiro é consagrado aos Reis Magos Baltasar, Gaspar e Melchior. Na época do nascimento de Cristo, a palavra "mago" se referia a uma casta persa sacerdotal relacionada com o Zoroastrismo (religião monoteísta, fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra) que não praticava feitiçarias, mas era formada por astrólogos e astrônomos, e tinha a habilidade de interpretar os sonhos.
Não há comprovação de que Baltasar, Gaspar e Melchior eram realmente Reis, mas, com certeza, eram sábios, magos, vindos das regiões orientais. O fato de terem sido guiados por um acontecimento celeste comprova que eram astrólogos, pois se basearam numa indicação dada por posições dos astros no céu para preverem que alguém muito especial, chamado por eles de Rei dos Judeus, estava para nascer.
Até a Idade Média, o Dia de Reis era mais importante do que o Natal. Nesta data eram distribuídos presentes. Ainda hoje, existem lugares na Europa em que se presenteiam as crianças, como os magos o fizeram, entregando ao Menino Jesus ouro (presente para um Rei), incenso (olíbano, presente a sacerdotes) e mirra (para profetas, imortalidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário