segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CARNAVAL

ORIGEM DO CARNAVAL

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras.

Cálculo do dia de Carnaval

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de março, e a sexta-feira da Paixão são a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta-feira do Corpo de Deus ocorre 60 dias após a Páscoa.
O cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril

HISTÓRIA DO CARNAVAL

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

E Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas. No Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta. Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, todas com características baianas, com a presença indispensável dos Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o Fortal; em Natal, o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande, a Micarande; em Maceió, o Carnaval Fest; em Caruaru, o Micarú; em Recife, o Recifolia, etc.

Composição de uma escola de samba
Entenda como é dividida e quais são as funções de cada ala
Pesquisa de Lisandra Maioli e Alessandra Correa

ALAS
São os grupos de pessoas que usam o mesmo modelo de fantasia e sambam entre os carros alegóricos.

ALA DAS CRIANÇAS
Nela desfila as crianças da comunidade da agremiação com fantasias coloridas e muita animação. Essa ala já foi obrigatória, hoje não é mais. Mesmo assim, algumas escolas a mantém.

ALA DAS BAIANAS
Algumas das sambistas mais idosas da escola desfilam nesse grupo, que é um dos mais tradicionais. Elas dançam fazendo rodar suas imensas saias, que às vezes são muito pesadas.

VELHA GUARDA
Traz os sambistas mais antigos da escola e muitas vezes fecha o desfile. Os participantes  se vestem sempre com elegância e destacam as cores da escola.

BATERIA
São os ritmistas. Eles se organizam pelo tipo de instrumento. Pode ter pandeiro, tamborim, agogô, chocalho, repenique, caixa-de-guerra, cuíca e surdo. Essa orquestra é comandada pelo Mestre de Bateria.

CARRO ABRE-ALAS
É ele que abre caminho para a escola e apresenta o tema escolhido para o desfile. Costuma trazer em destaque o símbolo da agremiação.

COMISSÃO DE FRENTE
É o grupo formado por 15 pessoas que aparece primeiro para cumprimentar o público em nome da escola.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
 O casal que leva a bandeira com o símbolo da escola. Eles não sambam, devem ter gestos elegantes e suaves, bailando e rodando pela avenida.

PUXADOR DE SAMBA-ENREDO
É o cantor oficial da escola. Ele canta o samba auxiliado por dois ou mais cantores de apoio.

ALEGORIAS
São os carros alegóricos que representam pontos importantes do enredo. Trazem gigantescas esculturas com muito brilho e luzes.

DESTAQUES
São as pessoas com fantasias luxuosas que vêm nos carros alegóricos e representam elementos do enredo.

SAMBA-ENREDO
É o hino oficial cantado durante o desfile. É o condutor de tudo o que está sendo apresentado na avenida.

PASSISTAS
São homens e mulheres que mostram samba no pé. Os passistas sambam e os componentes das alas evoluem.

RAINHA DA BATERIA
Em geral, são modelos ou artistas que vêm sambando à frente da bateria, apresentando-a para a platéia e os jurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário