22/março – Dia Mundial da Água
Você sabia que a água também tem o seu dia? Pois é: o dia 22 de março foi dedicado pela Organização das Nações Unidas à água, no Rio 92, a grande conferência sobre o meio ambiente que o Brasil sediou há 14 anos. No entanto, você pode estar se perguntando: por que a água merece um dia dedicado a ela? Motivos para isso não faltam. Pelo contrário, são muito abundantes. Só para começar, é a água que torna possível a existência da vida.
A água representa 70% da superfície de nosso planeta. Entretanto, só 2,5% desse total são de água doce - aquela adequada para o consumo do homem. É bom lembrar que a água doce não serve só para beber. Ela também é usada na higiene, na limpeza, na indústria e, principalmente, na agricultura. No século 20, a população da Terra triplicou e o consumo de água doce aumentou seis vezes.
Resíduos químicos e dejetos
Para piorar, o progresso e o desenvolvimento, além de não terem contribuído para resolver o problema, ainda estão ajudando a torná-lo maior. Da pouquíssima água doce disponível, boa parte é poluída pelos resíduos químicos das indústrias nos países desenvolvidos e, nos países pobres, a falta de esgotos gera a contaminação pelos dejetos humanos.
Por isso, um estudo das Nações Unidas, realizado em 2000, chegou a uma conclusão assustadora: daqui a 20 anos, 45% da população do planeta podem ficar sem água doce. A questão afeta mais diretamente os habitantes da Ásia e da África.
No que se refere ao problema, o Brasil é um país privilegiado: 16% da água doce do planeta estão aqui. Só existe um, porém: a distribuição desses recursos hídricos no território nacional. Enquanto 68% da água do país estão na região Norte, a grande maioria da população brasileira se concentra em outras regiões, como o Sudeste, que conta somente com 6% de nossas reservas de água.
Economia e reaproveitamento
Por outro lado, se o problema é grande, felizmente já começam a aparecer as soluções. A água doce pode ser reciclada, ou seja, é possível tratar a água dos esgotos ou aquela utilizada pela indústria, de modo a reaproveitá-la. No Arizona, por exemplo, um Estado norte-americano formado por terras áridas, 80% das águas dos esgotos já são reaproveitadas. Extrair o sal da água do mar e torná-la adequada para a agricultura também é possível. Embora isso ainda seja caro atualmente, a tendência é a invenção de processos mais baratos.
Quem estuda a escassez de água, porém, afirma que outra parte da solução está em usar economicamente os recursos hoje disponíveis, evitando desperdícios. Uma pesquisa da Agência Nacional da Água (ANA) revela que cada brasileiro usa, todo dia pelo menos 200 litros de água. É um exagero! Reduzir o desperdício e ajudar o mundo a driblar a escassez também depende de pequenos gestos, como fechar a torneira enquanto usamos a escova de dente ou nos ensaboamos no banho. Você sabia que quinze minutos com o chuveiro ligado significa jogar fora 242 litros de água pura?
Nenhum comentário:
Postar um comentário