segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

09/Fevereiro

9/fevereiro – Dia do Zelador

Estar de férias e permanecer no trabalho pode parecer estranho, mas é o que ocorre, com os zeladores dos edifícios, condomínios, etc.

Mesmo considerada uma das profissões em extinção, o calendário registra o dia 11 de fevereiro como o Dia do Zelador. Paciência é uma das qualidades exigidas para exercer a função, porque os moradores podem chamar a qualquer hora, seja para trocar uma lâmpada ou socorrer em alguma emergência.

A maioria das pessoas que mora em condomínios tem um ajudante mais do que especial, principalmente àquelas horas de aperto. São os zeladores, eles  movimentam uma grande fatia do mercado e nos últimos anos, nos prédios mais novos, até perderam espaço, mas não há nada que substitua um bom zelador. Os zeladores são mais importantes para um condomínio do que se pensa.

Quando o sindico não está presente, cabe ao zelador tomar algumas providências dentro do condomínio. Entre as atribuições do zelador está a de fazer cumprir os regulamentos de edifício e determinações do síndico e administradora; testar, a cada seis meses, os equipamentos de combate a incêndio, mangueiras e hidrantes; informar ao síndico e à administradora sobre os casos de doença contagiosa atingindo qualquer morador do prédio, entre inúmeras outras atribuições.

As atividades dos zeladores são: trocar lâmpadas, cuidar da manutenção do prédio e da limpeza, socorrer moradores e zelar pela segurança do condomínio são as principais funções de um zelador.

No final do expediente, o zelador sobe até o 13º andar, pega a escada à esquerda e vai para o seu apartamento. Em dias quentes a sacada é um dos locais onde permanece, observando a vista - privilegiada - de parte da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário