segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

19/Janeiro

19/janeiro – Dia do Terapeuta Ocupacional

O terapeuta ocupacional é um profissional de nível superior cuja formação se dá nas áreas da Saúde e das Ciências Sociais , regulamentado pelo Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969 e que possui um código de ética supervisionado pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

O terapeuta ocupacional busca a recuperação de indivíduos que apresentem problemas cognitivos, afetivos, perceptivos e psico-motores, sejam estes problemas decorrentes de distúrbios genéticos, traumas ou doenças adquiridas.

Durante sua formação, o terapeuta ocupacional aprende matérias como anatomia, cinesiologia, desenvolvimento humano, recursos terapêuticos, pediatria, neurologia, psiquiatria, condições sociais, além dos estágios supervisionados obrigatórios.

Os pacientes são portadores de deficiências físicas e/ou mentais, crianças com dificuldades de aprendizado, vítimas de acidentes, portadores de cardiopatias, tetraplégicos, idosos com problemas físicos e mentais decorrentes da idade, pessoas que tiveram membros amputados, alcoólatras, drogados, aidéticos, deficientes visuais e auditivos.

Os terapeutas — arteterapeutas, musicoterapeutas, etc. — elaboram programas de atividades físicas que estimulam a criatividade, o ajustamento vocacional, emocional e a reabilitação física, com o objetivo de reintegrar seus pacientes à sociedade.
As atividades dos terapeutas ocupacionais estendem-se por diversos campos da área de saúde, incluindo:

• avaliar pacientes para elaboração do diagnóstico e das atividades a serem desenvolvidas; elaboração do diagnóstico;
• elaborar programas baseados em técnicas terapêuticas e recreativas, que desenvolvam a atividade mental como pintar, brincar, cantar, tocar instrumentos, interpretar textos e praticar expressão corporal;
• orientar atividades praticadas e estimular pacientes durante os programas;
• reavaliar pacientes sistematicamente a fim de reajustar ou alterar as condutas terapêuticas de acordo com a resposta do paciente à determinada terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário