quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

21/Março

21/março – Dia Internacional da Floresta

Como reforço à necessidade alarmante da preservação e conscientização da importância dos ecossistemas, em 1872, o dia 21 de março foi nomeado como Dia Internacional da Floresta. Essa comemoração teve sua origem no ancestral culto das árvores, realizado por sociedades primitivas que associavam árvores a simbologias diversas como vida, sagrado, família, evolução, comunicação, segurança e proteção.

No Brasil, ações de responsabilidade ambiental são ainda mais importantes, uma vez que abrigamos uma floresta do porte da Floresta Amazônica. Embora, à primeira vista pareça um assunto distante da nossa realidade, estamos sempre próximos de produtos que vêm de florestas, como móveis de madeira, papéis e substâncias usadas em cosméticos e medicamentos.

Além disso, as florestas possuem um grande poder ambiental e contribuem para a redução do efeito estufa (com a fixação do carbono) e para o combate às alterações climáticas, à desertificação e também purificam o ar, regularizam as águas e são uma reserva genética.

Preocupada em educar as futuras gerações para a consciência ecológica, a Philips criou o projeto Aprendendo com a Natureza. Reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e pela UNESCO, trata-se de um programa com ciclos de três anos realizados nas escolas do Ensino Fundamental das cidades onde a Philips atua.

Outro feito realizado em favor da preservação do ecossistema, focado na Floresta Amazônica, é o Bosque Ecológico Philips da Amazônia. O local abriga uma Estação de Tratamento de Efluentes Biológicos e é um espaço para conhecimento e apreciação da fauna amazônica. Além de abrigar diversos animais, como morcegos, aves, répteis, o espaço abriga o Sauim-de-Manaus, um primata em extinção, cujas únicas espécies encontram-se apenas na região.

 

21/março – Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestava contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. 

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos. 

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”. 

Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?


21/março – Dia Mundial da Infância

Quando pensamos no Brasil especificamente, essa data tem sua importância consideravelmente aumentada. Basta lembrarmos que, em 2001, mais de cinco milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalhavam.

A primeira fase de vida é fundamental para o desenvolvimento e tem um impacto importante na situação social, psicológica e econômica da criança.

Durante a infância, a criança precisa ser estimulada brincando, cantando e falando, além de receber atendimento em saúde, educação e apoio afetivo da sua família e de serviços públicos competentes.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação no Brasil a Philips estabeleceu uma parceria com o IQE – Instituto Qualidade no Ensino. Através do estímulo para que empresas, funcionários e comunidade envolvam-se na busca por enriquecimento curricular e no apoio à gestão escolar, essa parceria pretende disseminar atitudes de responsabilidade social no âmbito da educação.

A Philips incentiva os programas do IQE, que realizam avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, para poder provocar mudanças no ensino, além de oferecer formação continuada aos professores e reforço para os alunos. 

21/março – Dia Munidal da Poesia

Poesia - manifestação literária que se diferencia da prosa, na forma e no conteúdo. 
A palavra poesia é herdada do grego, "poíesis", "ação de fazer algo", pelo latim - "poese", + "-ia" que significa “criação".

Entre os maiores poetas da humanidade estão o italiano Dante Alighiere, autor da obra
"Divina Comédia", o português Luís de Camões, autor do célebre poema épico "Os Lusíadas" e o brasileiro Olavo Bilac, autor de "O Pássaro Cativo".

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro, em 1865, e aí morreu, em 1918. Poeta parnasianista, apresentou várias temáticas em sua obra. Escreveu sobre quadros da Antigüidade, fatos da história brasileira e expressou seu mundo interior através da poesia lírica amorosa e pessoal.

Suas obras são: "Panóplias", "Via Láctea", "Sarças de Fogo", "Alma Inquieta", "As Viagens" e "O Caçador de Esmeraldas". Estes livros foram reunido em “Poesia”, lançado em 1902.

 

21/março – Dia Universal do Teatro

Isso tudo era teatro, mas ainda não era um espetáculo. Muito provavelmente, o espetáculo de teatro só foi aparecer quando os rituais entraram em cena! 

Quem vai assistir a essas peças engraçadas e debochadas hoje em dia talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. É isso mesmo! 

As pessoas acreditavam que por meio de rituais (encenações) era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. 

Estes rituais envolviam contos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser bonzinhos com os homens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário