terça-feira, 1 de setembro de 2009

01/Setembro

01/Setembro – Dia do Caixeiro Viajante

O caixeiro viajante é o exemplo mais rico de vendedor que literalmente vai até o cliente levando exatamente o que ele precisa, criando novas necessidades de consumo através da apresentação de produtos inéditos naquelas localidades distantes dos grandes centros.

01/Setembro – Dia do Profissional de Educação Física

O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho. Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998, criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro. Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles.

Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, muitas vezes, as academias contratam pessoas sem qualificação necessária, nivelando os salários por baixo. Basta o sujeito ser meio forçudo que acaba conseguindo o emprego, tomando o lugar de profissionais formados. Um professor de verdade sabe que é preciso checar a respiração do aluno, conferir o batimento cardíaco, o cansaço, sempre evitando que ele ultrapasse o limite. Aquecimentos e movimentos corretos são preocupações constantes.

Dicas: A maioria dos alunos que opta por esse curso, tem paixões por atividades físicas ou por balé. Deve-se gostar de fazer ginástica desde pequeno e querer entender as mudanças do corpo. No curso, estuda-se o funcionamento do corpo humano em aulas de anatomia, inclusive com dissecação de cadáveres, biologia e fisiologia, entre outras disciplinas. Com essa bagagem, pode além de dar aulas em academias, acompanhar pacientes de clínicas de obesidade ou de exercícios especiais.

01/Setembro – Início da 2ª Guerra Mundial (1939)

As causas da Segunda Guerra Mundial

Década de 1930, na Europa, – governos totalitários com fortes objetivos racistas, militaristas e expansionistas. Alemanha – nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes. Itália – fascismo, liderado por Benito Mussolini. Itália e Alemanha – grave crise econômica no início da década de 1930 – milhões de cidadãos sem emprego. Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo – acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

O Início

1939 – o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

Dois grupos:

Aliados – Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos

Eixo – Alemanha, Itália e Japão.

Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:

1939-1941 – vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha – conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.

1941 – Japão ataca a base militar norte-americana Pearl Harbor – EUA entram na Guerra como Aliados.

1941-1945 – derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo – regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.

O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

Final e Conseqüências

1945 – Alemanha e Itália se rendem. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki.

Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis.

O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.

Início da Guerra Fria – Estados Unidos X União Soviética. Capitalismo norte-americano X Socialismo soviético

01/Setembro – Início da Semana da Pátria

Como a um filho, com todos os seus imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário