terça-feira, 1 de setembro de 2009

22/Setembro

22/Setembro – Dia da Banana

Pasmem: a fruta, imortalizada por Carmem Miranda num enfeite de cabeça pra lá de esquisito, tem um dia só para ela. A banana chegou ao nosso conhecimento trazido pelos árabes nas suas embarcações como uma fruta muito valiosa. Na verdade ela é originária das regiões tropicais da Índia e da Malaia, e já era conhecida e cultivada há mais de 4000 anos.

As bananeiras existem no Brasil desde antes do seu descobrimento. Quando Cabral aqui chegou, encontrou os indígenas comendo, in natura, bananas de um cultivar muito digestivo que se supõe tratar-se do ‘Branca’ e outro, rico em amido, que precisava ser cozido antes do consumo, chamado de ‘Pacoba’, que deve ser o cultivar Pacova. A palavra pacoba, em guarani, significa banana. Com o decorrer do tempo, verificou-se que o ‘Branca’ predominava na região litorânea e o ‘Pacova’, na Amazônica.

O nome banana vem da palavra "banan", e também foi dado pelos Árabes. Banana significa "dedos". Faz sentido, já que a forma da fruta realmente alude a essa parte do corpo. Além de saborosa, apresenta alto valor nutritivo, por ser rica em carboidratos.

Fonte: Novo Milênio ; Eu e meu patinho de borracha

22/Setembro – Dia da Defesa da Fauna

A lei no 9.605, de 12/2/1998, estabelece sanções penais e administrativas para as condutas e atividades que lesem o meio ambiente e para que seja resguardada também a fauna silvestre, nativa, exótica ou doméstica. Essa lei foi regulamentada pelo decreto no 3.179, de 21/9/1999, que estabelece o valor das multas aplicadas contra os infratores.

Em razão de haver inúmeras espécies em risco de extinção em vários países do mundo, a caça predatória e o comércio internacional de animais têm sido restringidos.

O Brasil firmou, em Washington, em 3 de março de 1973, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) e implementou-a mediante o decreto no 3.607, de 21/9/2000, designando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como autoridade administrativa.

Embora seja ilícito, o tráfico de animais silvestres constitui o terceiro maior negócio ilegal do mundo, abaixo do tráfico de drogas e de armas. Esse comércio movimenta um mercado internacional de bilhões de dólares, anualmente - só o Brasil é responsável por mais de 10% dessa receita. Anualmente, 12 milhões de animais são retirados das florestas brasileiras. Desse total, cerca de 30% abastece o mercado internacional e 70%, o mercado interno. Pouco menos de 50% dos animais traficados chegam com vida ao seu destino final. Nossa lista oficial de animais ameaçados de extinção já ultrapassa duzentas espécies.

É preciso, pois, que as populações se conscientizem e estabeleçam regras para que seja preservada a natureza, bem como todos os seres que nela existem, visto que seus recursos são perecíveis e estão diretamente ligados à sobrevivência humana na face da terra

22/Setembro – Dia da Juventude no Brasil

Há quem diga que 2004 é o ano da juventude no Brasil, mas o fato é que há projetos sendo delineados e implementados em diversos segmentos da sociedade. Só pra mencionar algumas áreas: emprego, educação, saúde, cultura, cidadania, desporto e lazer. Em todas elas há ações, projetos e até mesmo programas desenhados para a juventude, como por exemplo, o tão falado "primeiro-emprego", só pra citar um deles.

A juventude brasileira tem ambições não muito diferentes do resto dos jovens do mundo: quer trabalhar, ter segurança, se divertir. Infelizmente, a realidade do país não consegue proporcionar isso a todos, criando uma parcela de negligenciados no meio do processo. O triste quadro parece ter solução: cada vez mais os jovens estão se conscientizando de seu papel político e social; a ONG´s (Organizações Não-Governamentais) estão aí para mostrar isso.

O Brasil possui uma bela história de luta de seus jovens. A década de 60, permeada do autoritarismo de plena ditadura militar, foi ferreamente combatida por jovens idealistas. Manifestações, passeatas, protestos de todos os tipos invadiram o país. O musical Hair, a expressão máxima do ideal "paz e amor", chocariam os mais velhos ao mostrar atores nus. Ainda se teria muito que aprender com os jovens...

A coragem e determinação sempre foram características da juventude: ela pode muito bem ser a solução para o Brasil.

Fonte: Protagonismo Juvenil

22/Setembro – Dia do Contador

O profissional de Contabilidade é responsável por desenvolver a arquitetura de sistemas de informações aos usuários internos e externos de uma empresa, realizar trabalhos de perícias, auditorias internas e externas, controladoria, planejamento tributário e consultoria. Ao estudar e gerenciar o patrimônio, as transações comerciais, os fluxos de caixa, o contador interpreta os fatos econômicos dentro de uma Empresa e, assim, pode controlar melhor suas contas.

Por Lei, toda empresa é obrigada a contratar os serviços deste profissional. Seja um Banco ou uma Propriedade Rural, Microempresa ou Indústria, Cooperativa ou Casa de Comércio, Hospital ou Empresa Aérea.

Áreas de atuação - O contador pode atuar como planejador tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custo, contador gerencial, atuário, auditor independente, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraude, professor, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, contador público, agente fiscal de renda e oficial contador.

22/Setembro – Dia do Técnico Agropecuário

Agropecuária - teoria e prática da agricultura e da pecuária, nas suas relações mutuas.

Pecuária - arte e indústria do tratamento e criação de gado.

Técnico - o que é perito numa arte ou ciência.

A agricultura e a pecuária, são as principais atividades econômicas desenvolvidas no meio rural. A agricultura é o processo de cultivo do solo para a produção de alimentos e matérias-primas. Quanto ao (uso do solo, os tipos de agricultura podem ser:

a)intensiva - quando por meio de mecanização, permite alta produtividade em relação a área ocupada.

b)extensiva - quando ocupa uma grande área, mais apresenta baixa produtividade.

c)monocultura - quando apenas um produto é cultivado. d)policultura - quando são cultivado diversos produtos.

Considerando as (técnicas empregadas, existem vários sistemas:

a)primitivo - consiste na derrubada da mata, queimada e plantio, com utilização do machado, enxada, foice.

b)plantio - visa melhorar a terra e o homem a serviço da metrópole, com o objetivo de produzir grande quantidade de alimentos para exportação.

c)jardinagem - emprega mão de obra, em espaço reduzido, com uso de irrigação e intensa adubação (é aplicado sobretudo na Ásia, para o cultivo do arroz).

d)moderno - emprega mecanização, seleção de sementes, adubação, método de combate à erosão e as pragas, com o que se obtém alta produtividade e grande organização empresarial.

A pecuária consiste na criação de gado útil ao homem. Criam-se bovinos (bois), ovinos (ovelhas), suínos (porcos), eqüinos (cavalos), caprinos (cabras), asininos (burros ou anos), muares (mulas), bufalinos (búfalos), e outros animais, de acordo com as regiões.

A pecuária pode (ser desenvolvida de duas maneiras:

a)intensiva - quando o animal é criado com cuidados veterinários e técnicas avançadas de alimentação, passando por um processo de seleção de raças e cruzamento. O gado geralmente é estabulado, passando parte do dia em lugar coberto, com excelentes condições de higiene. Destina-se principalmente a fornecer leite e derivados para o mercado consumidor.

b)extensiva - quando o animal é criado solto, em grandes propriedades, sem técnicas especiais, o que gera baixa produtividade. Embora o território brasileiro seja extenso, as atividades agropecuárias concentram-se nas regiões de maior desenvolvimento como: Centro-sul do país.

O técnico agropecuário tem muito que fazer para que a agricultura e pecuária brasileira possam a se equiparar as dos países desenvolvidos. Há inúmeros problemas a enfrentar, nenhum, entretanto, representa um obstáculo que não possa ser superado.

Fonte: Planeta Educação

22/Setembro – Dia dos Amantes

O amante é um personagem um tanto mitificado que faz parte de piadas e das tragédias pessoais de muita gente. No entanto, o amante não é somente aquele que faz parte de uma traição. Ele pode ser simplesmente alguém que ama muito e que oferece um amor incondicional, seja ele o marido, a esposa, o namorado e ou a namorada.

A literatura sempre se voltou aos amantes e produziu um vasto leque de definições para o amor. Nesse dia, o importante é lembrar-se da pessoa a quem se ama, seja ela quem for. Agora, se você já foi traído, é bem provável que não tenha muito que comemorar hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário