terça-feira, 1 de setembro de 2009

20/Setembro

20/Setembro – Dia da Revolução Farroupilha

O 20 de Setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebra-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.

As Causas

O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.

Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de serem usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.

A guerra

Em 20 de Setembro de 1835, tropas lideradas por Bento Gonçalves marcharam para Porto Alegre, tomando a capital gaúcha e dando início à guerra. O governador Fernandes Braga fugiu para a cidade portuária de Rio Grande, que se tornou a principal base do Império no estado.

Em 11 de Setembro de 1836, após alguns sucessos militares, Antônio de Souza Netto proclama a República Rio-Grandense, indicando Bento Gonçalves como presidente. O líder farrapo, no entanto, mal toma posse e, na Batalha da Ilha do Fanfa sofre uma grande derrota e é levado preso para o Rio de Janeiro, e logo em seguida para o Forte do Mar, em Salvador, de onde fugiria espetacularmente.

A revolução se estendeu por dez anos e tiveram altos e baixos para os dois lados. Um dos pontos altos foi a tomada de Laguna, em Santa Catarina com a ajuda do italiano Giuseppe Garibaldi, em 1839. Finalmente os farroupilhas tinham um porto de mar. Ali foi fundada a República Juliana (15 de julho de 1839).

Após dez anos de batalhas, com Bento Gonçalves já afastado da liderança e com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz. Em fevereiro de 1845 é então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil.

A cultura

A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.


Hino Rio-Grandense

Letra: Francisco Pinto da Fontoura
Música: Joaquim José de Mendanha

Harmonia: Antônio Corte Real

Como a aurora precursora

Do farol da divindade

Foi o Vinte de Setembro

O precursor da Liberdade

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda a terra

Mas não basta pra ser livre

Ser forte, aguerrido e bravo

Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda a terra

20/Setembro – Dia do Coletor de Lixo

Você sabe qual é o nome dado para o trabalhador que recolhe o lixo?

É coletor de lixo.

Chova ou faça sol, todos os dias e noites, ele vem pegar o lixo que nós produzimos.

O seu período de trabalho é de 7h20 por dia e durante este tempo corre mais ou menos 30 a 40 km para limpar as ruas, recolher o lixo e varrer as ruas das feiras livres em toda a cidade.

O coletor tem de recolher todo o lixo, mas consegue ter tempo de brincar, paquerar, cumprimentar as pessoas, sorrir para as crianças.

Ele trabalha em equipe e divide o seu trabalho com os outros coletores.

Você sabe quantos quilos de lixo o coletor recolhe num dia de trabalho?

O coletor de lixo também precisa de equipamentos de segurança no trabalho para evitar acidentes e doenças: luvas, sapatos, uniforme da empresa para proteger o corpo do contato com o lixo.

Ele tem que usar o colete refletor à noite para ser visto no trânsito e não ser atropelado.

Por causa da quantidade de lixo que coleta e da distância grande que percorre, o coletor pode sofrer problemas na coluna, dores nos braços e pernas, problemas respiratórios, na pele, varizes.

Esse trabalhador precisa de muita segurança e colaboração da população para que não sofra acidentes de trabalho, como cortes e perfurações nas mãos.

Os cacos de vidro, os pedaços de madeira, os pregos, as agulhas, os alfinetes, as lâmpadas, todo material com ponta pode machucar o coletor.

Embale e amarre o saco porque o lixo pode ter cheiro ruim, causando náuseas e enjôos aos coletores.

Além disso, o lixo atrai insetos e roedores que são transmissores de doenças (leptospirose ou doença do rato).

Papel de sorvete, cascas de coco, palito, sacos de salgadinho e de gelinho...

TUDO NA LIXEIRA!

Separe os lixos como vidro, papel, plástico e metal para a Coleta Seletiva.

Cada coisa no seu lugar!

A saúde é um direito de todos.

E você, como pode ajudar?

Você já pensou que pode reduzir o lixo que produz?

Como?

• Reduzindo o consumo;

• Reutilizando os materiais para outros fins;

• Reciclando o material.

Dicas

• Coloque o lixo na lixeira.

• Coloque o saco de lixo longe dos cães.

• O saco de lixo deve ser colocado pouco tempo antes da coleta.

• Deposite os sacos de lixo em local de fácil acesso para o coletor.

• Vidros, pedaços de madeira e pregos devem estar embalados em jornal para não acidentar o coletor de lixo.

• Prenda o seu cão na hora da coleta do lixo.

• A queima do lixo prejudica a sua saúde.

• Leve sempre uma sacolinha para passear com o cachorro e recolha o cocô.

• Junte o seu lixo dentro da sua mala de escola e deposite em uma lixeira.

• Pilhas e baterias devem ser devolvidas para o dono da loja onde você as comprou.

• Colabore com a Coleta Seletiva. Procure no seu bairro o catador, uma central de reciclagem ou um posto de entrega voluntária de material.

20/Setembro – Dia do Gaucho

A cultura gaúcha é uma mistura da cultura dos índios, portugueses, negros e espanhóis que viviam na região Sul do país, enriquecida posteriormente com a cultura dos imigrantes italianos, poloneses e alemães.

Para conservar as tradições do Rio Grande do Sul, foi fundado o Partido Liberal Histórico, em 1860, por Gaspar Silveira Martins, Antônio Gomes Pinheiro Machado, Osório e Félix da Cunha. Na década de 1940, grupos de tradicionalistas gaúchos resolveram manter as tradições do povo gaúcho criando a Ronda Gaúcha, conhecida também como Ronda Crioula, que ocorria entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha.

Em 1947, estudantes gaúchos se organizaram também para preservar as tradições e, no ano seguinte, fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Por meio da lei no 4.850, de 11/12/1964, promulgada pela Assembléia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro foi oficializado como o Dia do Gaúcho, passando a ser um feriado apenas no Rio Grande do Sul.
Pessoas de todo o Brasil e também de outros países participam das festas da Semana Farroupilha. Durante esse período, os funcionários públicos trabalham usando roupas típicas da tradição gaúcha. No dia 20 encerra-se o festejo; há desfiles com peões montados a cavalo e "prendas" (mulheres bonitas) que desfilam com seus vestidos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário