terça-feira, 1 de setembro de 2009

02/Setembro

02/Setembro – Dia do Florista

O comércio de flores e a prestação de serviços como florista constituem um bom negócio, mas, como outros empreendimentos, exige conhecimento e muita dedicação. No passado o produto era mais importante que o cliente. Com a escassez de oferta todos se tornaram excelentes compradores e foram gradativamente perdendo suas garras de vendedores. Por isso, atualmente o florista tem uma lição de casa a fazer.

Começando pela própria capacitação para o melhor planejamento do negócio; layout da empresa; verificar qual espaço físico será o mais apropriado para a floricultura. Estabelecer contato com fornecedores e conhecer suas mercadorias pra saber onde comprar as flores e outros produtos pertinentes ao negócio; investir em cursos de arranjos direcionados, para abrir o leque de produtos, abrindo novas frentes de mercado; organizar um marketing de vendas e encarar o dia-a-dia com bom humor, versatilidade e dinamismo.

Também investir no treinamento de funcionários, em informática. Vender pela Internet ainda é um pouco difícil, mas um e-mail é imprescindível como veículo moderno de comunicação comercial.

A realidade nos mostra que existem lojas lado a lado, algumas lutando para equilibrar o pequeno e suado faturamento, desesperadas em conseguir produtos mais baratos, e, lojas que faturam alto por mês, preocupadas em novos canais de venda, em marketing e na criação de valor. Nesse caso é claro, não apenas por ser rentável, mas também por que essas receberão do fornecedor os melhores produtos.

A globalização inspira hoje que o tempo é para se fazer parcerias com outras lojas. É tempo para pensar em mutualismo, onde for ganho para as partes, como: treinar funcionários, chamar a atenção de clientes, conselhos de administração, organização de compras, informatização das lojas. Mas nada de cooperativo.

A característica individual do florista é fundamental e imprescindível: como a criação dos produtos, a exclusividade no atendimento e relacionamento com os clientes, a empatia dos funcionários, a sua capacidade de virar notícia, etc. O mundo mudou com a globalização, e o brasileiro esta assimilando os produtos nacionais a ponto de afetar a produção. Assim a lição a é mesma máxima do mundo dos negócios que impera há séculos: a mudança de atitude nas adversidades faz com que os negócios prosperem.


02/Setembro – Dia do Repórter Fotográfico e Cinematográfico

Todos nós gostamos de registrar nossos momentos em uma fotografia. É a mágica de congelar uma imagem pra sempre. O repórter fotográfico é aquele que registra momentos e cenas importantes para que, junto com o texto, transmitam uma situação o mais próximo possível da realidade.

Muito se discute sobre a imparcialidade da fotografia. Alguns dizem que a fotografia diz mais que mil palavras, portanto, não há que se discutir a veracidade dela. Outros dizem que atrás das câmeras tem o olhar do fotógrafo e esse olhar é direcionado para onde o fotógrafo quer. Portanto, no simples fato de escolher o que merece ou não ser fotografado já está explícito a subjetividade do profissional.

Independentemente disso, o repórter fotográfico é aquele que nos permite ver algo mesmo sem estar presente no momento, desconectando espaço e tempo.

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