terça-feira, 1 de setembro de 2009

27/Setembro

27/Setembro – Dia da Música Popular Brasileira

Pode-se dizer que a música popular brasileira (MPB) é uma das mais ricas do mundo: são 16 estilos musicais, que vão das marchinhas de carnaval de Chiquinha Gonzaga até o fenômeno da bossa nova na década de 60. As pessoas, erroneamente, só associam música popular brasileira a artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Chico Buarque. Logicamente, esses são ícones da música brasileira, mas a definição de MPB não pára por aí.

MPB é tudo o que de mais autêntico existir em nossa música. Para identificarmos os traços de nossa identidade, devemos procurar nossas diferenças, aquilo que é peculiar aos olhos estrangeiros. Mas é principalmente a mistura de diversas influências que tornam a música popular brasileira tão respeitada e única.

Origens

Quando os portugueses embarcaram aqui, já encontraram os índios e sua música, mas a rigor considera-se o início da música popular a partir do ano de 1550. Francisco de Vacas, morador da Capitania do Espírito Santo, foi nomeado provedor da Fazenda e juiz da Alfândega em 1550. Nascido em Portugal em 1530, morreu por volta do ano de 1590. Vacas foram consideradas "o primeiro músico de renome e da maior importância na evolução da música popular brasileira". Ele foi citado por Duarte da Costa, em 1555, como "cantor eclesiástico e metido em confusões policiais, tendo inclusive agredido um aluno...” Era bandurrista, viola renascentista, em forma de oito, com cravelha própria.

Portugal deu ao Brasil, o sistema harmônica tonal, desconhecido dos índios, e as primeiras danças européias ( a dança de roda infantil, o reisado e o bumba-meu-boi, entre elas ). Além de ter trazido para cá os instrumentos como a flauta, o cavaquinho e o violão.

Trouxe também para cá o negro da África a partir de 1538. Com os negros, vieram novas danças ( jongo, lundu, batuque e diversas outras ) e a polirritmia. Aos outros instrumentos se somou o agogô, o ganzá, o agê, o xerê e outros.

Mas foram os jesuítas, os verdadeiros responsáveis pela mistura de influências, através da catequese da Companhia de Jesus. Ainda nesta mistura há outras influências como o espanhol ( repertório gaúcho ) e do francês ( cantos infantis ).

27/Setembro – Dia do Cantor

É irresistível cantar no banheiro, e quase todos nós sabemos disso. Daí a ter dotes naturais de cantor ou profissionalizar-se, é outra história. Como qualquer outra profissão, a de cantor não foge ao trinômio "esforço, dedicação e perseverança", que rege o caminho do sucesso. Ser cantor não é simplesmente saber cantar; é sentir a música, sofrer e se alegrar com ela. O cantor precisa, acima de tudo, entender o propósito do compositor no momento em que a música foi escrita, e passar para o público esse sentimento.

O verdadeiro cantor precisa manter suas características individuais mesmo quando interpreta a música de outro artista. Precisa ter empatia com o público e ter consciência de que sua função é passar uma mensagem, fazendo uso da beleza melodiosa de sua voz.

O que é levar a sério a profissão de cantor/ cantora?

1º - Seja pontual.

Sim, uma das coisas que um respeitado profissional faz é aparecer na hora marcada para entrevistas, ensaios, gravações, performances e, claro, aulas de canto!
Se um cantor/ cantora não consegue ser pontual nas suas aulas de canto, como espera ser pontual na sua vida profissional?

2º - Faça sua "lição de casa".

A prática é uma das coisas mais importantes, senão a mais importante de sua carreira profissional.
Levar a sério suas horas diárias de prática vocal só irá trazer benefícios para você como profissional, pois por maior que seja o dom natural que você tenha, ele é um diamante bruto que precisa ser lapidado. Saber disso e continuar praticando para seu aprimoramento é o que vai diferenciá-lo de um amador!

3º - Sempre faça o melhor que puder e tenha mais a oferecer do que as pessoas esperam de você.

E, sempre que puder, faça mais do que é solicitado, dê mais de si! Isso irá diferenciá-lo, torná-lo mais que um profissional, um profissional brilhante!
Nunca faça nada mais ou menos ou de má vontade. Se você achar que precisa de ajuda não se sinta envergonhado de solicitá-la.

4º - Tenha uma atitude profissional.

Em relação ao seu trabalho, às pessoas com quem você trabalha e com você mesmo.
Muitas vezes ouvimos falar de artistas que vendem muitos discos e fazem muitos shows, mas que são extremamente temperamentais, ou estão sempre atrasados, ou são irresponsáveis em seus contratos de trabalho.
Mesmo com toda a fama e dinheiro desses artistas eles acabam por criar uma má reputação que atingirá mais dia ou menos dia suas vidas profissionais.

Fonte: UFGNet

27/Setembro – Dia do Encanador

Pouca gente hoje em dia pensa em se tornar encanador. Simplesmente porque essa profissão não faz parte dos sonhos da maioria das pessoas. Poucas instituições oferecem cursos nessa área como alternativa para o futuro. A informática e as artes, afinal, parecem sempre ser o melhor investimento. Mas, atenção, porque o mundo todo pode estar redondamente enganado: é fato que existem ofertas de emprego na área da construção civil e a população reclama da dificuldade para se encontrar um bom encanador.

Por fazer parte de um mercado forte de empregos - o da construção civil - o encanador precisa estar sempre se atualizando com os avanços do setor. Fazer um curso de segurança no trabalho é requisito básico na profissão. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece curso sobre o assunto. O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) também está desenvolvendo uma série de cursos rápidos para a formação de encanadores e eletricistas, em parceria com o Senai. O nome do recém-formado ainda é cadastrado em um banco de dados para que interessados em contratar esse tipo de mão-de-obra tenham como obter referências.

O encanador é um profissional extremamente importante. É responsabilidade de ele fazer instalações de sistemas de tubulações para possibilitar a condução de ar, água, gás, vapor, petróleo e outros fluidos, a indústria, residências e outros locais, assim como a implantação de redes de esgotos e outras similares.

Fonte: Sebrae

27/Setembro – Dia Internacional do Idoso

O idoso ou ancião é aquele que já viveu um bom tempo e que, exatamente por isso, deve ser respeitado e ouvido. Países cujas taxas de crescimento demográfico são baixas, geralmente possuem um grande número de idosos. E como a medicina se desenvolve e aumenta cada vez mais a expectativa de vida das pessoas, o número de idosos só tende a crescer.

Por recomendação da Organização das Nações Unidas – ONU, o ano de 1999 foi o ano do idoso. Uma série de ações voltada para a manutenção da dignidade e para o bom nível de vida dos idosos foi receitada aos países, visando uma atitude respeitosa em relação aos idosos de todo o mundo.

Em algumas culturas, como a oriental e a indígena, os anciões são vistos como figuras bastante importantes na comunidade. Mas mesmo assim, em alguns países, é comum vermos idosos recebendo maus tratos ou até mesmo sendo esquecidos em asilos pelos próprios filhos.

27/Setembro – Dia Mundial do Turismo

O turismo é uma indústria que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. Há vários tipos de turismo: ecológico, religioso, cultural, de aventura, etc. Além de ser considerada uma indústria, o turismo tem seu lado social. Há uma troca simbólica imensa quando uma pessoa se desloca para um lugar diferente do que está acostumada a viver. Aprendem-se novas formas de viver, de comer e de festejar.

Os turistas, em algumas ocasiões, são figuras caricaturais. Os japoneses são conhecidos pelas inúmeras câmeras fotográficas que carregam. Os americanos que procuram países tropicais parecem ser aqueles que vestem as camisas mais floridas. Independente disso, o Dia Mundial do Turismo comemora as viagens e todos aqueles que são beneficiados com elas: o turista, o guia turístico, as redes de hotel, as agências de viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário