terça-feira, 1 de setembro de 2009

24/Setembro

24/Setembro – Dia da Inauguração do 1º Metro Brasileiro -1975

A Linha 1 - Azul do Metrô de São Paulo, no Brasil, compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 60 e inaugurada do começo dos Anos 70. Esta foi também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.

Originalmente denominada Linha Norte-Sul, a Linha 1 do Metrô de São Paulo começou a ser construída em 14 de dezembro de 1968. Sua operação comercial começou no dia14 de setembro de 1974, com os trens circulando nos seus primeiros sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Nesse primeiro trecho, o atendimento ao público era das 10 às 15 horas.

A escolha desse traçado foi motivada pela inexistência de alternativas de transporte coletivo ferroviário para os moradores de Santana e Jabaquara, e também para desafogar o já complicado trânsito no Centro da Capital. O Consórcio que venceu a licitação para construção da linha foi o HMD, uma associação de duas empresas alemãs (Hochtief e Deconsult) e a brasileira Montreal. Este consórcio aplicou as mais novas tecnologias disponíveis na época, como carros em aço inoxidável, sistema automático de controle e sinalização dos trens, terceiro trilho biometálico, tração elétrica dos carros e eletrônica de potência, tornando o Metrô de São Paulo em um dos mais velozes e modernos do mundo.

No dia 1º de março de 1975, a Linha 1-Azul do Metrô chegou ao centro da cidade, com a inauguração da estação Liberdade. No dia 26 de setembro de 1975, a Linha 1, com 16,7 quilômetros de extensão, do Jabaquara a Santana, começou a funcionar, operando comercialmente das 6h00 às 20h30. Estava pronta a primeira linha de metrô paulistana, com 16,7 km de extensão e 20 estações.

Em 17 de fevereiro de 1978 foi inaugurada a estação Sé, a maior do sistema metroviário de São Paulo. Essa estação interliga, desde março de 1979, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha (Palmeiras-Barra Funda Corinthians-Itaquera) e recebe diariamente cerca de 800 mil pessoas.

No dia 25 de janeiro de 1991, aniversário da cidade, a linha 1 do Metrô passou a integrar-se com a Linha 2-Verde, que funcionava inicialmente da estação Paraíso à estação Consolação.

Em 1998, foi entregue à população a Extensão Norte, que adicionou à Linha 1-Azul mais 3,5 km de vias e 3 novas estações: Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi. Esta expansão, teve como objetivo, desafogar a demanda da Estação Santana, que vinha gerando continuamente vários problemas operacionais.

Atualmente, a linha 1 do Metrô conta com 20,2 quilômetros de linhas e 23 estações transportando diariamente mais de 1,1 milhão de passageiros. O atual recorde do número de passageiros transportados pela linha 1 foi obtido em 07/11/ 2008 com a marca de 1.469.191 pessoas transportadas.

24/Setembro – Dia Mundial do Coração

Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de mortes no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados, e até 25% em outros. Também é muito limitador viver com doenças cardíacas. Mas o "Dia Mundial do Coração” não é só sobre prevenção de doenças, é também sobre viver a vida plenamente, não importando a idade ou situação.

Você pode provocar uma grande diferença mudando alguns de seus hábitos:

- Exercite-se regularmente (sim, sabemos que é difícil). Só 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida.
- Algumas atividades divertidas são: jogging, esportes de praia, natação, ciclismo, golfe, dança, jardinagem, até trabalhos domésticos!
- Coma bem. É uma das melhores coisas da vida. Mas não descuide de sua dieta e tente não comer comidas gordurosas, mantendo o nível de colesterol baixo.
- Mantenha um peso saudável É muito mais confortável. Se você estiver acima do peso, você estará forçando o seu coração.
- Tente parar de fumar. Sabemos que é difícil, mas existem vários grupos de apoio que podem ajudar e isso fará uma grande diferença na prevenção de doenças cardíacas e também diminuirá o risco de sofrer com câncer de pulmão. Encoraje e apoie os seus amigos também.
- Relaxe, corte o estresse Sorria para a vida quando puder e tente relaxar quando possível. Você não só ficará mais feliz, como também mais saudável.
- Cheque sua pressão arterial. Visite seu médico para checar sua pressão e verificar se você é hipertenso. Seu médico pode lhe recomendar um tratamento e reduzir as chances de você ter uma doença cardíaca ou um ataque do coração.
- Verifique se tem diabete. Se você é diabético, terá um risco maior de ter uma doença no coração se a diabetes não for adequadamente controlada.
- Verifique o nível de seu colesterol. Níveis altos de colesterol contribuem para doenças cardíacas mas, normalmente, uma dieta saudável é o bastante para trazer o nível de colesterol de volta ao normal.
- Cheque sua saúde. Vá ao seu médico uma vez ao ano para um check-up, mesmo quando estiver se sentindo bem, já que os sintomas podem não ser notáveis. Seu médico irá verificar se você está realmente saudável.

Tenha um coração para a vida. Cuide bem dele para poder viver mais e melhor. Quanto mais cedo começar, melhor. Mas nunca é tarde para começar.

Fonte: World Heart Federation

Nenhum comentário:

Postar um comentário