quarta-feira, 30 de setembro de 2009

14/Outubro

14/Outubro – Dia Nacional da Pecuária

A pecuária, ou criação de rebanhos, é uma atividade de extrema importância para economia brasileira. Diversas espécies animais contribuem para a obtenção de produtos como leite, lã, mel, ovos e ainda, para o fornecimento de carne e couro.

De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal de 2000, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o maior rebanho do país é o de aves, com mais de 850 mil cabeças, seguido pelo rebanho bovino, com 170 mil cabeças. Além dessas espécies, o Brasil possui também gado ovino - carneiros, suíno - porcos, caprino - cabras e eqüino – cavalos.

Desafio

A exigência do consumidor sobre os produtos de origem animal tem se tornado maior a cada dia, tanto no Brasil, como no exterior. À medida que cresce essa exigência, cresce também o aperfeiçoamento do conhecimento e do controle da produção.

No Brasil, para conquistar os mercados europeu e americano, a pecuária nacional tem adotado medidas rígidas, sobretudo no que diz respeito a erradicação e controle da febre aftosa. Outra medida que pode tornar o a pecuária brasileira mais competitiva, é a adoção e consolidação da rastreabilidade - controle do animal desde sua origem.

Fonte: UFGNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário