quarta-feira, 30 de setembro de 2009

31/Outubro

31/Outubro – Dia da Dona de Casa

Dona de casa a Super mulher moderna. Também conhecida como “Dona do Lar” ou apenas “Do Lar” essa super mulher é capaz de enfrentar com garra a “luta” diária, manter em ordem a estrutura e funcionamento da casa onde vive com sua família, seu marido e seus filhos. Estar sempre atualizada, em tudo o que diz respeito às suas funções, acessando a internet e a TV, lendo livros e revistas, participando de cursos…

Mesmo com o auxilio de uma empregada doméstica ou de uma diarista, é a Dona de Casa quem administra as “contas a pagar”… Cuida da saúde, nutrição, alimentação dos seus familiares, marido, filhos… Leva-os ao médico, dentista… Mantém lavado e passada, as roupas pessoais de cada um da família, das roupas de cama, mesa e banho… Cuida da higiene e limpeza das dependências da casa… Providencia a compra dos alimentos e do material de higiene e limpeza… Cuida das plantas do jardim, dos vasos, da horta, do cachorro, do passarinho… Providencia o material escolar dos filhos quando são pequenos e acompanha-os nas tarefas escolares e extra-escolares… Nunca se esquece de planejar e executar a organização das festas da família, aniversários, Páscoa, Natal... Faz as compras de presentes e lembranças… etc., etc., etc... Apesar de tudo isso essa super mulher ouve continuamente das pessoas “queridas” marido, filhos… e das “amigas”… que elas são “dondocas“ e que “não fazem nada”.

Um estudo minucioso sobre o perfil da Dona de Casa moderna feito por profissionais de marketing, especial para a elaboração de um planejamento de vendas em domicilio para uma grande empresa, apresenta resultados surpreendentes:

· 53 milhões de mulheres no Brasil são consideradas Donas de Casa.

· A maioria delas tem mais de 35 anos de idade e demonstra muita experiência no que faz.

· Elas não possuem salário próprio e nem férias, porém são as pessoas da casa responsáveis pela decisão das compras.

· São mulheres que possuem uma rede ampla de relacionamento ativo e alimentam o fenômeno “boca a boca” muito mais do que os estudiosos imaginam.

· Elas sabem administrar o tempo com muita competência, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, não têm horários fixos, a grande maioria se dedica a algum tipo de trabalho voluntário e muitas delas produzem peças de artesanato e outros tipos… Para vender.

· Elas definem perfeitamente produtos de alta qualidade, pelos quais tem preferência, e conhecem os preços que os diferenciam dos médios e ruins.

· Elas exigem um comportamento profissional de quem vende e são capazes de detectar mentiras e enganações.

· Elas sabem muito bem quais os produtos que saíram do mercado.

· Elas sabem exatamente o que estão comprando por um “menor preço”.

Outro resultado de levantamentos realizados nos últimos anos, nos países do primeiro mundo apresentou a ocorrência de uma realidade interessante. Cada vez mais mulheres modernas casadas estão voltando a serem Donas de Casa.

Como? Repetem o que sua mãe e avó fizeram? Como entender que mulheres modernas decidam “abandonar a luta no mercado de trabalho” e trilhem o caminho de volta?

Pois é… Mas essas mulheres modernas não estão fazendo o mesmo que suas mães e avós porque estas não trabalhavam “fora” ou porque eram proibidas pelos pais ou marido ou porque, na sua maioria, não tinham formação profissional adequada.

As mulheres modernas que atualmente optam por não trabalhar “fora” de casa, depois de casadas, são pessoas cultas, estudadas e esclarecidas e já experimentaram trabalhar em suas profissões como… publicitárias, advogadas, professoras universitárias, médicas, administradoras de empresa, psicólogas, arquitetas, engenheiras… Decidem ser Donas de Casa porque estão convictas de que são elas as responsáveis, em primeiro lugar, pelo seu lar, pela sua família, pelo seu casamento, pelo seu “papel de esposa”, e não as empregadas domésticas que acabam desempenhando todas essas funções, com muitas deficiências… Com essa convicção… Obtêm a compreensão e a aprovação dos seus maridos.

Essas Donas de Casa modernas reconhecem, por experiência própria, que um emprego com um salário no final do mês e o alto nível de consumo não proporcionam a felicidade… De uma melhor qualidade de vida, sem o estresse da culpa… De fazer o que as satisfazem… De lembrarem e cuidarem de si mesmas como um ser feminino… De oferecerem cuidados, dedicação e carinho constantes ás pessoas a quem amam. Sabem e acreditam que quando cuidam de si mesmas elevam sua auto-estima e só então tem condições de cuidar bem dos outros. “Essas mulheres sofrem preconceitos e deboches, mas são muito invejadas”.

A imagem de Dona de Casa ficou associada a uma condição de vida inferior porque, há décadas, o movimento feminista afirma que a decisão da mulher moderna “voltar para casa representa uma acomodação e pode ser o retorno a um modelo, que consideram falido. A mulher deve sim, conviver com os homens, não depender deles e disputar com eles os postos de chefia nas empresas e na sociedade”.

Contudo, cada vez mais aumenta o número de Donas de Casa modernas que depois de casadas assumem com convicção a conduta oposta ao que o movimento feminista enganosamente espera delas. Reconhecem com muita certeza e segurança que é da essência da natureza feminina, gostar das responsabilidades e tarefas do lar, “brincar de casinha de verdade”, cuidar de si mesmas e da sua família. É essa certeza que as impulsiona a sempre se manterem atualizadas… A buscarem aprender coisas novas na TV, na internet, nos cursos, nos livros e revistas… A se dedicarem a trabalhos voluntários… Que as ajudam muito, no próprio desenvolvimento e crescimento pessoal e a se orgulharem, cada vez mais, de viverem intensamente a sua feminilidade… E, receberem a compreensão e os aplausos dos seus maridos.

31/Outubro – Dia das Bruxas – Halloween

O Dia das Bruxas, ou Halloween, tem origem na mitologia celta. No dia 31 de outubro, chegava ao fim o verão nas terras do norte e faziam-se homenagens e festas por boas colheitas.

Há quem acredite que a origem da palavra Halloween venha de hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto na mitologia celta.

Mas a tradição de fantasiar-se vem da lenda de que no dia 31 de outubro as pessoas que haviam morrido no ano anterior voltavam para atormentar os vivos. As fantasias serviam então para assustar e enganar os espíritos.
A festa ficou popular mesmo quando foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses. A data lá é tão importante que neste dia é feriado e o comércio registra um dos maiores volumes de negócios no ano.

As crianças fantasiam-se de bruxinhos ou monstrinhos e saem de porto em porta dando a senha: Trick or treat? (travessuras ou gostosuras?), e ganham doces, balas e presentes.

No Brasil a data é comemorada com festas e brincadeiras, onde as abóboras iluminadas dão o tom da decoração. Mas, embora seja uma assimilação da festa americana, não tem aqui o mesmo apelo popular.

31/Outubro – Dia Mundial da Poupança

Vamos lá a poupar, seja o que for!

Energia, dinheiro, ou até mesmo a paciência dos outros que estão aí ao vosso lado!

Hoje dia 31 de Outubro, é dia de ficar em casa, para não gastar gasolina, nem pneus do carro!

Dia Mundial da Poupança. A idéia de uma data especial para a poupança surgiu em outubro de 1924, durante o I Congresso Internacional de Economia, em Milão. Mas no Brasil, a data passou a ser comemorada somente a partir de 1933 para estimular a captação nessa modalidade de investimento.

Este marco no calendário vem recordar a todos os consumidores a especial importância que a poupança deve revestir no seu dia-a-dia.

De fato, escusado será recordar que só amealhando é que muitos de nós poderemos adquirir determinados bens e serviços a pronto, evitando assim o recurso ao crédito que cada vez se torna mais caro.

É ainda importante ter algum fundo de maneio reservado para qualquer emergência ou imprevisto, o que, mais uma vez, só é possível economizando.

Para o efeito, revela-se necessário fazer uma boa administração do salário, sendo, para isso, conveniente que os consumidores reservem no início do mês o dinheiro necessário para pagar as despesas fixas como, por exemplo, a água, luz e gás. Se no final do mês conseguir que sobre algum dinheiro deverão canalizá-lo para uma conta diferente para evitar gastos desnecessários.

Uma correta gestão das poupanças implica que os consumidores comparem e analisem os diversos produtos financeiros existentes no mercado, de modo a aplicarem as suas economias na opção mais rentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário