quarta-feira, 30 de setembro de 2009

17/Outubro

17/Outubro – Dia da Apicultura

O apicultor é quem cria abelhas, e especialmente a espécie Apis melifera L. que é conhecida como abelha doméstica produtora de mel e cera.

O mel foi a primeira substância adoçante da Antigüidade, já era utilizado pelos Sumérios desde 5.000 a.C.

A apicultura é a criação de abelhas melíferas (produtoras de mel) e de acordo com alguns documentos de vários historiadores, a apicultura remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito.

A exploração dessa atividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, anti-econômica, obtendo-se o mel e a cera em poucas quantidades, não interessando o interior dos enxames, que eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel.

Com o sistema de caixilhos removíveis, feitos de madeira e onde as abelhas constroem os favos, o agricultor pode acompanhar o trabalho das abelhas e protegê-las contra doenças ou inimigos.

Existem outros acessórios que facilitam o trabalho dos apicultores, como véu de proteção para o rosto, luvas de couro, fumegador (instrumento utilizado para fazer fumaça) para acalmar as abelhas, trincha para retirar os insetos que se mantêm presos aos favos, rede eliminadora para a saída das abelhas da colméia impedindo o seu retorno, recipientes para filtrar e conservar o mel, caixilhos de reserva, xarope para reforçar a alimentação das abelhas nos períodos de escassez e a centrifugadora radial de mel que ajuda na retirada do mel dos favos e propicia um aumento na quantidade do produto.

A apicultura tem alguns objetivos principais: produção de mel, de geléia real, de cera, de rainhas novas para as colméias, de própolis.

As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam, de rainhas novas para as colméias, de própolis.

As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam pela importância de seus produtos e pela polinização de culturas. As abelhas melíferas organizam-se em três classes principais: as operárias (providenciam a alimentação), a rainha (põe ovos) e o zangão (acasala com a rainha). Algumas colméias chegam a ter 110 mil abelhas, sendo uma rainha, alguns zangões (cerca de 150) e a grande maioria são abelhas operárias.

O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. O mel é muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural. Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como antiinflamatório (no tratamento de artrites e reumatismos) e o própolis é muito utilizado também como antiinflamatório e como aromatizante bucal.

Entre as excelentes propriedades dos produtos apícolas, surgiu a Apiterapia. A apiterapia é a ciência da cura das enfermidades com produtos apícolas, embora tendo uma denominação nova, é uma medicina antiga e tradicional usada por muitos povos.

Dia do Apicultor

Também conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro", o apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real.

A apicultura visa à criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Ouro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

HÁ MILHÕES DE ANOS

As abelhas existem há pelo menos 42 milhões de anos e há registros que situam o aparecimento da apicultura em 2.400 a.C. no Antigo Egito. Entretanto, pesquisadores localizaram colméias de barro de 3.400 a.C. na Ilha de Creta.

Padre Antônio Carneiro trouxe as primeiras colméias para o Brasil no século XIX. O objetivo era o de utilizar a cera na produção de velas. E as abelhas africanas forma trazidas em 1956 para aumentar a produtividade de mel das colméias que aqui existiam.

APICULTURA NO BRASIL

No Brasil, se criam abelhas há bastante tempo, mas o desenvolvimento dessa atividade só ocorreu a partir de 1955, quando se realizou em São Paulo a 1ª Semana de Apicultura e Genética de Abelhas.

Com a vinda das abelhas africanas para o Brasil em 1956, os apicultores perderam apiários devido à ferocidade com que elas atacavam outras espécies e as transformavam em espécies agressivas.

Hoje em dia, o cenário se modificou graças à introdução de técnicas para o correto manejo dos apiários. Outro fator foi a ampliação do mercado apicultor, proporcionada pela crescente demanda por produtos naturais e saudáveis como o mel e seus derivados.

COLMÉIA OU APIÁRIO

O apiário é habitat das abelhas, construído pelo homem. É formado por colméias isoladas que provocam o confinamento de abelhas. Deve ser instalado em local seco, claro, de fácil acesso e distante de pessoas e animais.

Fatores do meio ambiente como temperatura, umidade, chuvas, florações, vento e presença de pássaros predadores e insetos interferem na produção do apiário, além do correto manejo das abelhas por parte do apicultor. Sendo assim, deve-se ficar atento à escolha do local para instalação, bem como à experiência do apicultor.

Diferente do apiário, a colméia é construída pelas próprias abelhas. Porém, o homem também pode construí-la. Existem colméias de diversos tipos e materiais. As mais simples são feitas de cascas de árvore e barro, mas tem também as de madeira e as até de plástico.

INSETOS SOCIAIS

As abelhas são consideradas "insetos sociais" devido ao elevado grau de desenvolvimento social atingido. Agrupam-se em comunidades ou enxames onde existe uma organizada distribuição de tarefas.

Cada família de abelhas possui uma única rainha, que tem como função a reprodução da espécie. Poucos dias após seu nascimento é fecundada por vários zangões no chamado "vôo nupcial".

Como é a única abelha fêmea fecundada, cabe à rainha colocar todos os ovos necessários à continuidade da família, mantendo a organização e coesão do enxame.

As abelhas operárias providenciam a substituição da rainha quando sua fertilidade, geralmente após 3 ou 4 anos de vida.

Os zangões são abelhas macho, mais largos e mais fortes que as operárias. Não possuem ferrão e não coletam pólen ou néctar. Sua função é fecundar a rainha, vindo a morrer após o ato.

Já as abelhas operárias são as fêmeas não fecundadas, menores que a rainha e que os zangões. São responsáveis pela construção, ventilação, limpeza e defesa da colméia, além da alimentação da rainha, cuidado com ovos e crias, coleta de pólen, néctar e água, e produção de mel, geléia real e própolis. Possui veneno, ferrão e vivem entre 28 e 50 dias.

Veja agora alguns produtos que podem ser extraídos da colméia graças ao trabalho incansável das abelhas operárias:

Mel

O mel é produzido a partir do néctar que as abelhas armazenam nos favos. Para ser extraído, é preciso que os favos estejam maduros. É composto de água, glicose, sacarose e alguns minerais.

Néctar

É um líquido doce e rico em açúcar, colhido pelas abelhas para fazer o mel. Foi empregado pelos gregos para preparar a ambrosia, bebida feita a partir da mistura de vinho, água e mel.

Cera

Para produzir meio quilo de cera, as abelhas precisam consumir entre 3 e 5 quilos de mel.

Geléia Real

É produzido pelas abelhas para alimentação das crias e da rainha. Contém hormônios, vitaminas, aminoácidos, enzimas, lipídios e outras substâncias que agem sobre o processo de regeneração celular. A geléia real é oferecida como alimento para todas as larvas jovens da colméia, durante 3 dias, e, para a rainha, durante toda sua vida.

Própolis

O própolis é produzido a partir de resinas e bálsamos coletados das plantas e modificado pelas abelhas operárias através de secreções próprias.

Por sua eficácia terapêutica, é indicado para gripes, resfriados, dores de garganta, problemas de mau hálito, aftas e gengivites, bem como para fortificar o organismo. Também pode ser usado como cicatrizante em feridas, cortes, micoses, espinhas, verrugas e frieiras.

NA FACULDADE

A apicultura é uma disciplina do curso superior em Zootecnia, profissional responsável por zelar pela criação de determinados animais como bois, porcos e galinhas. Para saber as faculdades que oferecem curso superior em Zootecnia, visite o site do guia do estudante.

Com 4 anos e meio de duração, o curso dispõe de disciplinas básicas como biologia, genética, química, zoologia, fisiologia e técnicas de rebanho. Como complementares estão matemática, controle de qualidade e administração.

Fonte: www.ibge.br

17/Outubro – Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

A história das indústrias brasileiras é bastante recente quando comparada à de outros países, principalmente os que viveram a Revolução Industrial no século XIX. Por isto, as maiores partes das realizações industriais do nosso país se referem à instalação, manutenção, consolidação e integração do parque industrial.

Só recentemente, na década de 90, que o Brasil começou a adotar uma política de competitividade. A produção de petróleo, por exemplo, praticamente triplicou em 1994, impulsionada pela crise de petróleo da década de 70. Também na década de 90 a indústria automotiva foi modernizada e cresceu significativamente. Entre 1990 e 1997, o Brasil passou a ocupar oitavo lugar na classificação mundial de produção de automóveis - antes era o décimo colocado.

A indústria aeronáutica demorou a "decolar" no Brasil. Somente há cerca de 20 anos é que a produção de aeronaves brasileira ganhou força, mas valeu à pena: hoje, a Embraer é a quarta maior empresa produtora de jatos regionais do mundo; a indústria aeronáutica brasileira é a sexta maior do mundo. O "Tucano", avião militar, é usado em mais de 14 Forças Aéreas no mundo, por exemplo.

Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da Nasa. O CBERS, por exemplo, foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto brasileiro, produzido junto com a China e lançado em outubro de 1999.

A indústria de informática, principalmente de hardware, não pára de crescer, gerando grandes receitas para o país e diminuindo a necessidade de importações. Os estados de São Paulo e do Amazonas são os principais representantes. O primeiro é responsável pela maior parte da tecnologia de informação de que dispomos no Brasil.

17/Outubro – Dia do Disparo Cósmico (2006)

Este é o começo do disparo cósmico, um dos muitos que deverão ocorrer até 2013. Os raios pulsantes de um (raio de luz) ultravioleta (UV) de uma dimensão mais alta no universo cruzarão a rota da Terra e a estaremos sob estes raios por 17 horas nosso tempo, neste dia.

- Esta emissão de raios de luz ressoa no chakra do coração. É de radiação fluorescente em natura, AZUL/ MAGENTA em cor. Apesar de ressonar nesta freqüência, ela está acima do espectro de cores do nosso universo, no qual, nós da terra, articulamos. Porém, pela natureza de nossas almas ou grupos de almas, operando nas bandas de freqüência do universo, terão efeito sobre nós.

- O efeito será a ampliação de nossos pensamentos e emoções na intensidade de um milhão de vezes. Sim, um milhão de vezes e mais.

- Cada pensamento, cada emoção, todas as intenções, cada desejo, não importa se bom ou ruim, doente, positivo, negativo, será ampliado mais de um milhão de vezes na sua intenção.

- O que isto quer dizer?

- Já que a manifestação da matéria é causada pelos pensamentos, i.e., no que focarmos este raio acelerará estes pensamentos e os solidificará numa proporção acelerada fazendo-os se manifestarem um milhão de vezes mais rápido que normalmente aconteceria.

- Para os que não compreenderam, nossos pensamentos criam nossa realidade a partir do que focamos em pensamentos e desejos.

- Este raio de luz poderá também ser um perigoso instrumento, pois se tiver focado em pensamentos negativos que são negativos ao seu gosto, eles se manifestarão na sua realidade quase que imediatamente. Porem ele poderá ser um precioso presente para você se usá-lo positivamente.

- A missão - 1017 requerem aproximadamente um milhão de pessoas focando positivamente, no bem, de bons pensamentos para si próprios e para a Humanidade neste dia. Poderemos estar próximos de um milagre pela união do bem.

- Pedimos pensamentos positivos focados na cura, bem estar, delicadeza, gratidão.

- Este raio UV estará a todo efeito por 17 horas no dia 17 de outubro de 2006.

- Não importa em que lugar do planeta você esteja.
De aproximadamente 10: 17a.m. do dia 17 de outubro às 1:17 a.m. do dia 18 de outubro.

- Tendo o pico às 17h10min (05h10min p.m.) do dia 17.

- Não é preciso estar em estado meditativo durante todo o período, porem seria o mais benéfico. O importante é fazê-lo principalmente ás 17h10min deste dia. Procure um lugar tranqüilo para elevar seu pensamento.

- O melhor seria em lugares fora da cidade, na terra, próximo a uma grande árvore ou próximo ao oceano.

- Este evento do disparo do raio UV é chamado de portal "818"

- Envie este e-mail a pessoas de bom coração, pessoas que amam a vida e amam viver para que se juntem a nós neste dia e hora elevando nossos pensamentos ao bem da Humanidade.* *Precisamos reunir 1 milhão de pessoas para mudar a separação e a fragmentação da Humanidade para uma unificação e unidade. Esta é a nossa oportunidade de reavermos o que por direito nos pertence: PAZ, PROSPERIDADE para toda a TERRA e HUMANIDADE.

- Este é um presente do universo, uma resposta aos seus pedidos e orações. O que você fizer com isto e se escolher participar é uma opção somente sua.



17/Outubro – Dia do Eletricista

O eletricista é o profissional que trabalha com instalações elétricas, garantindo conforto e segurança nas ruas, nas casas e no ambiente de trabalho das pessoas. Ele desenvolve estudos de esquemas elétricos e faz a manutenção e a modificação das instalações, conforme seja necessário. Essas instalações podem ser tanto de construções como de equipamentos, máquinas e veículos.

O Instituto Brasileiro do Cobre, ou Procobre, organizou, em 1998, um banco de dados de eletricistas. Para que o eletricista possa se cadastrar no banco de dados, ele faz uma avaliação com prova teórica e prática. Se for aprovado, seu nome é disponibilizado no site da Procobre.

As avaliações são baseadas na normalização de instalações elétricas brasileiras ( NBR 5410 ) e atende a eletricistas que atuam em instalações prediais e residenciais. O nível escolar exigido do eletricista é o fundamental.

Normas

As primeiras normas para instalações elétricas no Brasil surgiram por volta de 1940 e sua primeira revisão foi em 1960. A segunda revisão foi feita em 1980, depois outra em 1990 e a última, em 1997.

Fonte: UFGNet

17/Outubro – Dia do Maquinista

A profissão de maquinista surgiu com a invenção da primeira locomotiva a vapor, em 1804, pelo engenheiro inglês Richard Trevithick. O dia desses profissionais é comemorado em 17 de outubro. Na viagem de estréia, o maquinista conduziu a locomotiva com cinco vagões, com dez toneladas de carga e setenta passageiros, à velocidade de 8 km por hora.

No Brasil, a máquina chegou em 1854, com a implantação da primeira ferrovia do Brasil - a Estrada de Ferro Petrópolis. Batizada de Baronesa, a locomotiva a vapor fez sua primeira viagem num trecho de 14,5 km entre a Baía da Guanabara e a Raiz da Serra, no Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos, a profissão acompanhou a evolução do setor ferroviário e, no lugar de alimentar os fornos com carvão, os maquinistas precisam conhecer a tecnologia dos modernos trens. Para ser maquinista na CPTM, o candidato tem que ser aprovado em concurso público. Depois, recebe cerca 1000 horas de treinamento, com aulas teóricas e práticas. A formação leva em média seis meses.

Esses profissionais são os responsáveis diretos pelo transporte de cerca de dois milhões de pessoas, em mais de 2.100 viagens diárias. A empresa conta com 786 maquinistas, sendo 42 mulheres.

17/Outubro – Dia do Profissional de Propaganda

Criatividade é mais ou menos como fitness. Se você quer ficar sarado, precisa exercitar. Claro que tem os criativos por natureza, que tiram sacadas dos acontecimentos mais banais do dia-a-dia, mas tem os criativos técnicos também, os caçadores de idéias. Seja como for, em ambos os casos a prática é fundamental.

Em propaganda, essencialmente, um dos paradigmas que a gente precisa quebrar de vez é que não existe idéia ruim. Existe idéia mal direcionada, mal desenvolvida, mal aproveitada. Direcionar a idéia é focar a necessidade do cliente, a verba que ele tem e os objetivos da comunicação, e voltar os miolos pra pensar nessa direção; desenvolver a idéia é entender a “sacada” como um start e não como o ponto final – é maturar bem, esgotar as interpretações possíveis para ela, é olhar a idéia por todos os ângulos e procurar um que, se possível, ainda não tenha sido enxergado antes; aproveitar a idéia é dar a ela asas, meios para que possa ser empregada no rádio, na TV, na internet, em anúncios, etc., com inteligência e, principalmente, sem se perder do conceito adotado.

Subverter a idéia. Pensar o que ninguém pensou.
Surpreender com o inesperado.
Transformar o comum em exclusivo, o clichê em novidade.
Se você é criativo de agência, se consegue isso com freqüência, com critério e objetividade, pode crer, já deve ter um cérebro tanquinho trabalhando a seu favor e do seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário