quarta-feira, 30 de setembro de 2009

21/Outubro

21/Outubro – Dia da Homeopatia

A Homeopatia ou Homeoterapia é um método de tratamento medicamentoso que se baseia na lei dos semelhantes. Ela é considerada uma especialidade terapêutica e não parte da medicina alternativa, sendo reconhecida pela Associação Médica Brasileira.

Uma pergunta muito freqüente por parte do paciente é a formação do médico homeopata. Há necessidade de se fazer um curso de Pós-Graduação lato sensu com duração de três anos.

A Homeopatia surgiu em 1796 através de um médico alemão, Samuel Hahnemann que viveu de 1755 a 1843. Hahnemann foi um verdadeiro revolucionário, pois não satisfeito com a medicina da época, passou a viver de traduções de livros, sendo conhecedor de várias línguas; foi quando teve o grande "estalo" e descobriu um novo princípio para as ciências médicas.

Hahnemann publicou várias obras de Homeopatia, tendo sido considerado um gênio, combatendo o uso indiscriminado de medicamentos feito em sua época. Formou inúmeros discípulos.

No Brasil, a Homeopatia foi introduzida em 1840 por um grande homeopata francês Benoit Mure que chegou ao Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, daí ser esta data comemorada entre nós como o "Dia da Homeopatia".

Atualmente temos inúmeros profissionais médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos homeopatas distribuídos por todo o Brasil. Os conhecimentos dos medicamentos estão cada vez mais ampliados e muitos substâncias estão sendo pesquisadas.

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de produtos dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal, segundo técnica própria. Os nomes dos medicamentos são escritos em latim, daí certas pessoas os acharem estranhos.

O médico homeopata precisa fazer um bom estudo de cada doente, analisando todos os seus sintomas, individualizando cada caso, a fim de encontrar o medicamento adequado.

Fonte: Saúde Vida Online

21/Outubro – Dia do Contato Publicitário

Essa é uma área deveras específica do Curso de Publicidade e Propaganda, e vital para o crescimento do profissional de publicidade, pois ele deverá desenvolver um elo de ligação entre seus clientes, além de se especializar em outros tópicos, como o estudo de técnicas de vendas de produtos, filosofia, teoria da comunicação, estatística e conceitos de administração estão entre as disciplinas básicas. Outras que fazem parte do currículo estão mais voltadas ao desenvolvimento da criatividade (técnicas de redação publicitária, por exemplo).

Anúncios antigos

Faces rosadas com um ruge bem nítido e exageradas; roupas longas enaltecendo uma figura angelical e cachos loiros parcialmente cobertos com um chapeuzinho; tudo respira inocência no anúncio da Coca-Cola de 1919, nos Estados Unidos. Existe, claro, a sensualidade, mas as coisas eram ditas de uma maneira diferente naquela época que me parece remota. Quem nasceu naquele ano está se preparando para completar os 90 e isso é bastante tempo; de qualquer forma. O mundo mudou e mudou muito. Certamente haverá quem diga que mudou para melhor e para pior.

A Coca-cola de 1919 e as meias Mousseline em 1924 - ousadia
O anúncio das meias Mousseline deve ter parecido ousado para a época. O garoto esperto olha admirado o que hoje não causa admiração nenhuma e está sendo mostrado corriqueiramente. Tempos difíceis, devem ter sido aqueles... O cartaz é de 1924 e ainda tínhamos acabado de viver a Semana de Arte Moderna de 22, que revolucionou e deixou uma eterna marca na história da arte brasileira. Hoje em dia... bom, hoje em dia a história é bem outra.

21/Outubro – Dia Mundial da Psoríase

A Psoríase - doença crônica de origem genética, afeta 2 a 3% da população portuguesa, cerca de 250 mil pessoas.

No âmbito da estratégia delineada pela Federação Européia de Associações de Doentes com Psoríase (EUROPSO) para o reconhecimento da Psoríase enquanto doença crônica em todo o mundo, foi divulgada a comemoração do Dia Mundial da Psoríase a celebrar no dia 29 de Outubro.

Em Portugal, foi agora constituído um grupo de doentes com psoríase que pretende alertar, despertar e sensibilizar a sociedade e a comunidade médica para as características da Psoríase e para os tratamentos existentes, cuidados a ter e enquadramento social.

Paralelamente, o grupo pretende contribuir a um nível local com ações que apresentem e divulguem o World Psoriasis Day.

Psoríase

A Psoríase é uma doença auto-imune crônica, de origem genética que afeta cerca de 2 a 3% da população, não é contagiosa, não tem cura e não é mortal. Apresenta-se com lesões inflamatórias na pele cobertas por escamas esbranquiçadas. Esta doença estende-se muitas vezes também às articulações, numa manifestação designada por artrite psoriática e confunde-se muitas vezes com artrite reumatóide.

Devido ao aspecto das lesões que se manifestam na pele, os doentes de Psoríase são muitas vezes discriminados socialmente e, nos casos moderados a graves, a sua vida é radicalmente afetada.

O conhecimento geral sobre a Psoríase ainda é escasso, existindo muitos doentes que não identificam a doença que têm nem tão pouco estão cientes dos cuidados a ter. Paralelamente, os profissionais de saúde confrontam-se muitas vezes com situações em que, em função do diagnóstico têm que lidar com as questões do foro psicológico dos pacientes.

A nível mundial, há já algum tempo que as consciências estão despertas para a doença e os seus efeitos. Neste momento, desenvolvem-se planos de ação por todo o mundo no sentido de propor à Organização Mundial da Saúde que o dia 29 de Outubro seja reconhecido como o Dia Mundial da Psoríase (WPD - World Psoríases Day) dando assim destaque e relevância a uma doença que afeta 10% das pessoas com casos ligeiros e graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário