terça-feira, 1 de setembro de 2009

03/Setembro

03/Setembro – Dia da Guarda Civil

As atividades do guarda civil estão ligadas aos cidadãos e não tem caráter militar ou investigativo. Ele é como um vigilante que ronda, defende e protegem cidadãos, habitações, comércios, patrimônios públicos e tudo o que diz respeito à sociedade civil.

Sua atuação contra o crime é ao mesmo tempo preventiva e repressiva. Geralmente, o guarda civil dorme durante o dia e trabalha durante a noite, hora em que a vigilância deve ser mais ostensiva. Por isso, sua profissão é de bastante risco, já que, em caso de tentativa de roubo, os assaltantes pensam em rendê-lo em primeiro lugar.

03/Setembro – Dia da Polícia Militar

A polícia brasileira teve sua origem no período colonial, pois eram os colonos que defendiam as feitorias litorâneas e estabeleciam a ordem, garantindo a posse da terra. A primeira tropa armada foi organizada em São Vicente, SP, em 1542, com o objetivo de expulsar os espanhóis que ameaçavam a capitania.

O ser humano é gregário por natureza, isto é, vive em sociedade na qual há interações e conflitos. Para coibir estes, é necessário haver instituições como a polícia, organização criada para garantir a coexistência pacífica na sociedade e no mundo.


A polícia está subdividida em: administrativa, judiciária, alfandegária, federal, fiscal etc. São ramos do mesmo setor do Estado, cuja missão final é manter a ordem e a segurança dos cidadãos.


A policia brasileira teve sua origem no período colonial, pois eram os colonos que defendiam as feitorias litorâneas e estabeleciam a ordem, garantindo a posse da terra. A primeira tropa armada foi organizada em São Vicente, SP, em 1542, com o objetivo de expulsar os espanhóis que ameaçavam a capitania. Em 1808, a família real portuguesa migrou para o Brasil, trazendo a Guarda Real de Polícia, que se reorganizou como a polícia da Corte, no Rio de Janeiro. A Independência do Brasil desorganizou essa Guarda, que era formada por portugueses, em sua maioria.


Em 1831, durante a Regência, foi criado o Corpo de Municipais Permanentes, por um decreto que permitia que fosse feito o mesmo nas províncias. Esse decreto deu origem às polícias militares. Em dezembro desse mesmo ano, a Assembléia Provincial Paulista criou o Corpo de Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé e trinta praças a cavalo, fundando-se, desse modo, a Polícia Militar do Estado de São Paulo.


A Polícia Militar fez-se presente na Segunda Guerra Mundial, não só defendendo pontos vitais dentro de nossas fronteiras, mas também a Europa, onde a Polícia do Exército foi formada com efetivos da Guarda Civil, criada em função da Força Pública (1926) e a esta incorporada em 1970, para formar a atual Polícia Militar do Estado de São Paulo, organizada militarmente, subordinada ao governador do estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e do Comando Geral da Corporação.


Por força da Constituição do Brasil, a Polícia Administrativa é exercida pela Polícia Militar.

03/Setembro - Dia das Organizações Populares

As organizações populares são grupos formados para reivindicar melhorias e mudanças sociais. Geralmente surgem da insatisfação com alguma medida política, e unem forças para tentar mudar a realidade que considera injusta. Personalidades, religiosos, políticos, intelectuais, lideranças sindicais e populares recorrem aos movimentos sociais como forma de consolidação da democracia e instrumento na luta por justiça social.

Cabe aos movimentos sociais aumentar ainda mais o nível de organização e consciência política. É através dessas organizações populares que construímos uma alternativa que unifica, numa mesma corrente, algumas práticas políticas e sociais vivas e atuantes, porém dispersas, pois isoladamente não se vai muito longe. Em síntese, as organizações acreditam em duas teses: a necessidade de união e de inserção social.

O jeito do povo fazer política e conquistar seus direitos sempre foi pela ação direta. Exatamente por isso é preciso defender a legitimidade das organizações populares em pressionar o Estado, tanto para o atendimento de suas reivindicações quanto para contrapor a pressão que as elites fazem sobre o governo para conservar seus privilégios.

Fonte: MST ; Resistência Popular-SP

03/Setembro - Dia do Biólogo

No Brasil, a profissão de biólogo foi regulamentada em 3 de setembro de 1979. Por isso esse dia ficou consagrado aos profissionais da área. A biologia é a ciência da vida (do grego bios = vida e logos = estudo).

Ela estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem entre si e com o seu ambiente. Analisam desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.

Assim, a biologia abrange diversas áreas: biologia geral, biologia marinha, fisiologia, biofísica, bioquímica, biotecnologia, botânica, ecologia, genética, ciências morfológicas (citologia, anatomia, embriologia etc.), microbiologia (imunológica, bacteriologia, etc.), biologia econômica (paisagismo, apicultura, piscicultura etc.), oceanografia, paleontologia, zoologia e outras.

Os biólogos podem trabalhar em institutos de pesquisa, órgãos governamentais, empresas, indústrias, hospitais, laboratórios, museus, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, instituições de ensino, empresas de turismo ecológico, herbários, biotérios, criadouros e estações de cultivo e ainda trabalhar com consultorias, perícias e assessorias.

Nos últimos anos, uma grande revolução científica vêm acontecendo justamente num dos ramos da biologia, a genética. É ela que tem permitido aos cientistas, por exemplo, fazer a clonagem de plantas e animais.

Por estar apresentando novas possibilidades de tratamento médico, de prolongamento da vida, de reprodução do ser humano, a biologia está provocando muitas discussões e debates no campo da moral e já existe uma disciplina, a bioética, só para discutir o que é positivo e o que é negativo em biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário