quinta-feira, 2 de abril de 2009

03/Abril

03/abril – Dia do Atuário

 Profissão pouco conhecida, mas que está ganhando um espaço cada vez mais representativo no mercado de seguros e previdência privada, o atuário é responsável pelos cálculos de risco e tarifação de seguros de vida, de previdência e de outros segmentos, como automóveis e imóveis. É do atuário a responsabilidade de garantir e elaborar os produtos oferecidos por seguradoras, entidades de previdência privada, entidades financeiras, companhias de capitalização e de resseguros. 

O campo de atuação do atuário tende a expandir à medida que a economia se torna mais complexa, passando a exigir projeções e análises cada vez mais rigorosas e sofisticadas da situação econômica. 

Mas, mesmo diante da instabilidade econômica do país nos últimos anos, ainda são poucas as pessoas que identificam as atividades desse profissional.

É difícil explicar esse fenômeno. Pela necessidade, é uma profissão que poderia ser tão conhecida quanto o Direito. Todo mundo necessita do atuário. Hoje, um bom plano de saúde e um bom plano de previdência privada se tornaram artigos tão fundamentais quanto foi, um dia, a caderneta de poupança.

Mas o que faz, afinal, um atuário? Digamos que você deseje se aposentar aos 50 anos e pague contribua, mensalmente, durante 20 anos, com um plano de aposentadoria. Supondo que a expectativa de vida seja de 75 anos, num plano de renda vitalícia, a seguradora tem que providenciar valor suficiente para pagar a renda contratada durante 25 anos. O atuário é responsável pela perfeita adequação dos valores que estão sendo depositados para pagamento da renda contratada.

Profissional com boa cultura geral

Pessoas que gostam de desafios, de raciocinar, que tenham facilidade na compreensão da lógica dos cálculos e fórmulas atuariais e ótimos conhecimentos em matemática e estatística são alguns dos requisitos para exercer a profissão de atuário.  O profissional dessa área também precisa conhecer muito de economia e ter uma boa cultura geral.

Atualmente são poucas as faculdades que ministram o curso de Ciências Atuariais. No  Rio de Janeiro, apenas a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá e a Suesc formam atuários. Com duração de quatro ou cinco anos, o estudante estuda nesse curso diversas disciplinas ligadas a outras faculdades, como Matemática, Estatística, Economia, Direito, Contabilidade, Administração e Marketing.

No Brasil ainda não há muitos livros para consulta sobre o assunto. As informações podem ser obtidas em livros escritos em inglês ou espanhol. "O número de livros didáticos que abordam assuntos relacionados à área atuarial é muito reduzido e não são obras recentes. A bagagem cultural brasileira está começando a ser desenvolvida por alguns profissionais da área".

Mercado de trabalho é amplo

Menos de 50 atuários se formam anualmente. Isso significa que o mercado é amplo e precisa ser explorado. E, como a oferta é maior do que a procura, é raro encontrar profissionais sem emprego, ainda que estejam cursando a faculdade. “Há alguns anos, parte das tarefas do atuário eram realizadas por outros profissionais, como economistas, administradores ou contadores”. 

Há cerca de cinco anos a situação mudou, o que favoreceu a oferta de emprego para os atuários. Passou-se a exigir das seguradoras dados relacionados ao montante acumulado para pagamento dos benefícios contratados ou pagamento de indenizações, bem como alteraram e aperfeiçoaram a legislação dos produtos num curto espaço de tempo. Com isso, tornou-se necessário passar a contratar atuários, profissionais especializados nisso.

Esses profissionais podem atuar com seguros e previdência privada aberta — para cliente externo, pessoa física, não necessariamente com vínculo empregatício — ou fechada — seguro ou plano de previdência privada em grupo, para atender funcionários das empresas.

Dependendo da escolha, o atuário poderá direcionar seu trabalho para a área de exatas, analisando planilhas, efetuando cálculos e notas técnicas, ou para a área de humanas, trabalhando com gestão de pessoas ou coordenando equipes de vendas, na área comercial.

É possível, ainda, trabalhar com todos os tipos de seguro oferecidos ou buscar especialização num determinado seguro. Outra área possível de ser explorada é a de consultoria. Existem poucas no Brasil, já que o número de profissionais com elevado tempo de experiência é bem pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário